Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52798
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AnaCristinaDeLacerdaPecanhaBarbosa_DISSERT.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os impactos do Decreto nº 10.502/20 na educação especial inclusiva : retrocessos e resistências
Autor(es): Barbosa, Ana Cristina de Lacerda Peçanha
Orientador(es): Santos, Benedito Rodrigues dos
Assunto: Educação especial
Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Distrito Federal (Brasil) - escolas públicas
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: BARBOSA, Ana Cristina de Lacerda Peçanha. Os impactos do Decreto nº 10.502/20 na educação especial inclusiva: retrocessos e resistências. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os retrocessos na oferta da educação especial inclusiva, assegurada preferencialmente na rede regular de ensino para estudantes com deficiência. Esse direito, conquistado ao longo de um extenso percurso legislativo, passa a ser ameaçado com a introdução do Decreto Presidencial nº 10.502/2020. A pesquisa, de caráter documental, baseia-se na análise de normativos específicos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva, tanto em nível federal quanto distrital, além de contribuições de literaturas especializadas sobre o tema. Argumentamos que as mudanças propostas pelo decreto afrontam um sistema de garantia de direitos já consolidado na rede pública de ensino do Distrito Federal, especialmente no que se refere à educação especial nos termos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei nº 13.146/2015. Dessa forma, a formulação dessa política pública pode ser caracterizada como uma forma de violência estrutural contra os direitos educacionais das pessoas com deficiência. Por fim, o artigo examina as incongruências do decreto e seus impactos no retrocesso das políticas de educação especial inclusiva, em desacordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996 e a LBI. Além disso, discute-se o repertório documental que fundamenta a Política de Educação Inclusiva, enfatizando a importância da supremacia das decisões técnicas nos estudos de caso para garantir a inclusão efetiva e a proteção dos direitos dos estudantes com deficiência.
Abstract: This research aims to analyze the setbacks in the provision of inclusive special education, which is preferably ensured in the regular education system for students with disabilities. This right, achieved through an extensive legislative process, is now threatened by the introduction of Presidential Decree nº 10.502/2020. This documentary research is based on the analysis of specific regulations on special education from an inclusive perspective, at both federal and district levels, as well as contributions from specialized literature on the subject. We argue that the changes proposed by the decree undermine a well-established system of rights assurance within the public education network of the Federal District, particularly regarding special education as outlined in the Brazilian Law of Inclusion (LBI) – Law nº 13.146/2015. Thus, the formulation of this public policy can be characterized as a form of structural violence against the educational rights of people with disabilities. Finally, the article examines the inconsistencies of the decree and its impacts on the regression of inclusive special education policies, which contradict the Federal Constitution of 1988 (CF/88), the National Education Guidelines and Framework Law (LDB) – Law nº 9.394/1996, and the LBI. Additionally, the study discusses the documentary repertoire that underpins Inclusive Education Policy, emphasizing the importance of technical decision-making in case studies to ensure effective inclusion and the protection of the rights of students with disabilities.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.