| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
| dc.contributor.advisor | Santos, Benedito Rodrigues dos | - |
| dc.contributor.author | Barbosa, Ana Cristina de Lacerda Peçanha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T11:48:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T11:48:18Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Ana Cristina de Lacerda Peçanha. Os impactos do Decreto nº 10.502/20 na educação especial inclusiva: retrocessos e resistências. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52798 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os retrocessos na oferta da educação especial
inclusiva, assegurada preferencialmente na rede regular de ensino para estudantes com
deficiência. Esse direito, conquistado ao longo de um extenso percurso legislativo, passa a ser
ameaçado com a introdução do Decreto Presidencial nº 10.502/2020. A pesquisa, de caráter
documental, baseia-se na análise de normativos específicos sobre a educação especial na
perspectiva inclusiva, tanto em nível federal quanto distrital, além de contribuições de
literaturas especializadas sobre o tema. Argumentamos que as mudanças propostas pelo decreto
afrontam um sistema de garantia de direitos já consolidado na rede pública de ensino do Distrito
Federal, especialmente no que se refere à educação especial nos termos da Lei Brasileira de
Inclusão (LBI) – Lei nº 13.146/2015. Dessa forma, a formulação dessa política pública pode
ser caracterizada como uma forma de violência estrutural contra os direitos educacionais das
pessoas com deficiência. Por fim, o artigo examina as incongruências do decreto e seus
impactos no retrocesso das políticas de educação especial inclusiva, em desacordo com a
Constituição Federal de 1988 (CF/88), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
– Lei nº 9.394/1996 e a LBI. Além disso, discute-se o repertório documental que fundamenta a
Política de Educação Inclusiva, enfatizando a importância da supremacia das decisões técnicas
nos estudos de caso para garantir a inclusão efetiva e a proteção dos direitos dos estudantes com
deficiência. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Os impactos do Decreto nº 10.502/20 na educação especial inclusiva : retrocessos e resistências | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Estudantes com deficiência | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) - escolas públicas | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the setbacks in the provision of inclusive special education, which
is preferably ensured in the regular education system for students with disabilities. This right,
achieved through an extensive legislative process, is now threatened by the introduction of
Presidential Decree nº 10.502/2020. This documentary research is based on the analysis of
specific regulations on special education from an inclusive perspective, at both federal and
district levels, as well as contributions from specialized literature on the subject. We argue that
the changes proposed by the decree undermine a well-established system of rights assurance
within the public education network of the Federal District, particularly regarding special
education as outlined in the Brazilian Law of Inclusion (LBI) – Law nº 13.146/2015. Thus, the
formulation of this public policy can be characterized as a form of structural violence against
the educational rights of people with disabilities. Finally, the article examines the
inconsistencies of the decree and its impacts on the regression of inclusive special education
policies, which contradict the Federal Constitution of 1988 (CF/88), the National Education
Guidelines and Framework Law (LDB) – Law nº 9.394/1996, and the LBI. Additionally, the
study discusses the documentary repertoire that underpins Inclusive Education Policy,
emphasizing the importance of technical decision-making in case studies to ensure effective
inclusion and the protection of the rights of students with disabilities. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|