http://repositorio.unb.br/handle/10482/52797| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| EVENTO_UsoWebQuestsContexto.pdf | 360,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | O uso de WebQuests no contexto da teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucional |
| Outros títulos: | The use of WebQuests in the context of the meaningful learning theory as an instructional resource |
| Autor(es): | Silva Filho, Olavo Leopoldino da Ferreira, Marcello |
| ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-8078-3065 https://orcid.org/0000-0003-4945-3169 |
| Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília, Instituto de Física |
| Assunto: | Física - estudo e ensino Teoria da aprendizagem significativa WebQuest |
| Data de publicação: | 7-dez-2022 |
| Editora: | Universidade de Brasília (UnB) |
| Referência: | SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. O uso de WebQuests no contexto da teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucional. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 1–9, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45922. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45922. Acesso em: 23 set. 2025. Trabalho apresentado no Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022: II ENMNPEF, VIII EBEF e XI EFRAS, Brasília, 2022. |
| Resumo: | Em face de reiteradas constatações em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas, o ensino de física no Brasil tem sido objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição. Evidenciando etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que mimetiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais. |
| Abstract: | In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with digital technologies. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Física (IF) |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante |
| Licença: | (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o quepermite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucionalou como capítulo delivro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentaro impacto ea citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45922. Acesso em: 02 jul. 2025. |
| DOI: | https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45922 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
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