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dc.contributor.authorSilva Filho, Olavo Leopoldino da-
dc.contributor.authorFerreira, Marcello-
dc.date.accessioned2025-10-21T11:00:27Z-
dc.date.available2025-10-21T11:00:27Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; FERREIRA, Marcello. O uso de WebQuests no contexto da teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucional. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 1–9, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45922. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45922. Acesso em: 23 set. 2025. Trabalho apresentado no Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022: II ENMNPEF, VIII EBEF e XI EFRAS, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52797-
dc.description.abstractEm face de reiteradas constatações em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas, o ensino de física no Brasil tem sido objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição. Evidenciando etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que mimetiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso de WebQuests no contexto da teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucionalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of WebQuests in the context of the meaningful learning theory as an instructional resourcept_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordWebQuestpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o quepermite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucionalou como capítulo delivro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentaro impacto ea citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45922. Acesso em: 02 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45922pt_BR
dc.description.abstract1In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with digital technologies.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8078-3065pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4945-3169pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Físicapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
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