http://repositorio.unb.br/handle/10482/52745| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LIVRO_NocoesTeoricoMetodologicas.pdf | 24,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em sociologia |
| Autor(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro (org.) Bodart, Cristiano (org.) Leal, Sayonara (org.) |
| ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4320-5941 https://orcid.org/0000-0002-2195-2145 |
| Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade Federal de Alagoas Universidade de Brasília |
| Assunto: | Sociologia – estudo e ensino (Estágio) Programas de estágio |
| Data de publicação: | 2025 |
| Editora: | Editora Universidade de Brasília |
| Referência: | CIGALES, Marcelo; BODART, Cristiano; LEAL, Sayonara (org.). Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em sociologia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025.193 p. (Série ensino de graduação). |
| Resumo: | O livro Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia surge a partir da necessidade de apoio teórico-metodológico para que os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais possam cumprir, de forma qualificada, a carga horária mínima de 400 horas de estágio junto às instituições de ensino básico. Assim, a obra busca contribuir para ampliar e aprimorar os conhecimentos e as práticas dos estudantes e professores que atuam com o estágio obrigatório supervisionado nas licenciaturas em Ciências Sociais. Composto por 14 capítulos, o livro reúne 18 autoras/es com vasta experiência em relação ao ensino de Sociologia na educação básica, na graduação e na pós-graduação. No conjunto dos trabalhos são discutidos temas como: a história da disciplina, o campo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia, as especificidades da disciplina na educação básica, sua relação com uma educação voltada a democracia, as metodologias de ensino e avaliação na área, a preparação para a regência, bem como temáticas contemporâneas voltadas à discussão de gênero, raça e religião. A coletânea foi construída a partir da indissociável relação entre teoria e prática presente no desenvolvimento dos estágios obrigatórios supervisionados das licenciaturas em Ciências Sociais. O leitor encontrará também no livro indicações de atividades a serem desenvolvidas na escola ou nas disciplinas de estágio docente. Nesse sentido, a obra contribui como suporte teórico, pedagógico e didático, uma vez que dialoga com os estudantes, supervisores e orientadores, se apresentando como um importante recurso didático na formação de professores de Sociologia da educação básica. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
| Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.