Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52745
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_NocoesTeoricoMetodologicas.pdf24,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em sociologia
Autor(es): Cigales, Marcelo Pinheiro (org.)
Bodart, Cristiano (org.)
Leal, Sayonara (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4320-5941
https://orcid.org/0000-0002-2195-2145
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade Federal de Alagoas
Universidade de Brasília
Assunto: Sociologia – estudo e ensino (Estágio)
Programas de estágio
Data de publicação: 2025
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: CIGALES, Marcelo; BODART, Cristiano; LEAL, Sayonara (org.). Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em sociologia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025.193 p. (Série ensino de graduação).
Resumo: O livro Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia surge a partir da necessidade de apoio teórico-metodológico para que os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais possam cumprir, de forma qualificada, a carga horária mínima de 400 horas de estágio junto às instituições de ensino básico. Assim, a obra busca contribuir para ampliar e aprimorar os conhecimentos e as práticas dos estudantes e professores que atuam com o estágio obrigatório supervisionado nas licenciaturas em Ciências Sociais. Composto por 14 capítulos, o livro reúne 18 autoras/es com vasta experiência em relação ao ensino de Sociologia na educação básica, na graduação e na pós-graduação. No conjunto dos trabalhos são discutidos temas como: a história da disciplina, o campo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia, as especificidades da disciplina na educação básica, sua relação com uma educação voltada a democracia, as metodologias de ensino e avaliação na área, a preparação para a regência, bem como temáticas contemporâneas voltadas à discussão de gênero, raça e religião. A coletânea foi construída a partir da indissociável relação entre teoria e prática presente no desenvolvimento dos estágios obrigatórios supervisionados das licenciaturas em Ciências Sociais. O leitor encontrará também no livro indicações de atividades a serem desenvolvidas na escola ou nas disciplinas de estágio docente. Nesse sentido, a obra contribui como suporte teórico, pedagógico e didático, uma vez que dialoga com os estudantes, supervisores e orientadores, se apresentando como um importante recurso didático na formação de professores de Sociologia da educação básica.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.