| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.author | Cigales, Marcelo Pinheiro (org.) | - |
| dc.contributor.author | Bodart, Cristiano (org.) | - |
| dc.contributor.author | Leal, Sayonara (org.) | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-16T15:26:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-16T15:26:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CIGALES, Marcelo; BODART, Cristiano; LEAL, Sayonara (org.). Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em sociologia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025.193 p. (Série ensino de graduação). | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5846-241-5 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52745 | - |
| dc.description.abstract | O livro Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em Sociologia surge a partir da necessidade de apoio teórico-metodológico para que os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais possam cumprir, de forma qualificada, a carga horária mínima de 400 horas de estágio junto às instituições de ensino básico. Assim, a obra busca contribuir para ampliar e aprimorar os conhecimentos e as práticas dos estudantes e professores que atuam com o estágio obrigatório supervisionado nas licenciaturas em Ciências Sociais. Composto por 14 capítulos, o livro reúne 18 autoras/es com vasta experiência em relação ao ensino de Sociologia na educação básica, na graduação e na pós-graduação. No conjunto dos trabalhos são discutidos temas como: a história da disciplina, o campo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia, as especificidades da disciplina na educação básica, sua relação com uma educação voltada a democracia, as metodologias de ensino e avaliação na área, a preparação para a regência, bem como temáticas contemporâneas voltadas à discussão de gênero, raça e religião. A coletânea foi construída a partir da indissociável relação entre teoria e prática presente no desenvolvimento dos estágios obrigatórios supervisionados das licenciaturas em Ciências Sociais. O leitor encontrará também no livro indicações de atividades a serem desenvolvidas na escola ou nas disciplinas de estágio docente. Nesse sentido, a obra contribui como suporte teórico, pedagógico e didático, uma vez que dialoga com os estudantes, supervisores e orientadores, se apresentando como um importante recurso didático na formação de professores de Sociologia da educação básica. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Noções teórico-metodológicas para o estágio docente em sociologia | pt_BR |
| dc.type | Livro | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Sociologia – estudo e ensino (Estágio) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programas de estágio | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4320-5941 | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2195-2145 | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Editora Universidade de Brasília (EDU) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros e afins
|