http://repositorio.unb.br/handle/10482/52740
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TaisDinizGarone_TESE.pdf | 31,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Transformações de um legado : universidade, democracia, quilombos |
Autor(es): | Garone, Taís Diniz |
Orientador(es): | Carvalho, José Jorge de |
Assunto: | Democracia Ações afirmativas Quilombos Cotas |
Data de publicação: | 15-Out-2025 |
Data de defesa: | 17-Jul-2024 |
Referência: | GARONE, Taís Diniz. Transformações de um Legado: Universidade, Democracia, Quilombos. 2024. 268 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta tese é uma contribuição para os debates o sobre o sistema de ensino superior brasileiro, em diálogo com a políticas de ações afirmativas e com as experiências de inclusão e de interlocução com as mestras e mestres de saberes tradicionais quilombolas nas universidades públicas brasileiras. |
Abstract: | This thesis is the result of multiple encounters that stem from different contexts and aims to contribute to the debates raised by the presence and growing interaction with quilombola masters/mistresses (marrons griots) in the university training environment in Brazil. It seeks to reflect on the history of higher education in Brazil, in dialogue with educators who played important roles in the trajectory of Brazilian public education, such as Francisco Mendes Pimentel, Anísio Spínola Teixeira, and Paulo Freire, and to think about the (trans)formations of this legacy from the introduction of affirmative actions and the perspectives opened by the “Encontro de Saberes” (INCTI) project, centered on the inclusion of traditional masters/mistresses and popular cultures in research and as faculty members in higher education institutions, mainly public universities in Brazil It shares ethnographic records of activities conducted by quilombola masters/mistresses at UnB and UFMG, weaving reflections on the potential of affirmative actions in the face of the dilemmas and complex challenges of consolidating Brazilian democracy. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.