Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, José Jorge de | pt_BR |
dc.contributor.author | Garone, Taís Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-15T20:59:34Z | - |
dc.date.available | 2025-10-15T20:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-17 | - |
dc.identifier.citation | GARONE, Taís Diniz. Transformações de um Legado: Universidade, Democracia, Quilombos. 2024. 268 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52740 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é uma contribuição para os debates o sobre o sistema de ensino superior brasileiro, em diálogo com a políticas de ações afirmativas e com as experiências de inclusão e de interlocução com as mestras e mestres de saberes tradicionais quilombolas nas universidades públicas brasileiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transformações de um legado : universidade, democracia, quilombos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is the result of multiple encounters that stem from different contexts
and aims to contribute to the debates raised by the presence and growing
interaction with quilombola masters/mistresses (marrons griots) in the university
training environment in Brazil.
It seeks to reflect on the history of higher education in Brazil, in dialogue with
educators who played important roles in the trajectory of Brazilian public
education, such as Francisco Mendes Pimentel, Anísio Spínola Teixeira, and Paulo
Freire, and to think about the (trans)formations of this legacy from the
introduction of affirmative actions and the perspectives opened by the “Encontro
de Saberes” (INCTI) project, centered on the inclusion of traditional
masters/mistresses and popular cultures in research and as faculty members in
higher education institutions, mainly public universities in Brazil
It shares ethnographic records of activities conducted by quilombola
masters/mistresses at UnB and UFMG, weaving reflections on the potential of
affirmative actions in the face of the dilemmas and complex challenges of
consolidating Brazilian democracy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|