http://repositorio.unb.br/handle/10482/52734
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RosileneCruzDeAraujo_TESE.pdf | 8,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As marcas do INGI processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização : re(existência) e educação territorializada do Povo Tuxá da Aldeia Mãe |
Autor(es): | Araujo, Rosilene Cruz de |
Orientador(es): | Barretto Filho, Henyo Trindade |
Assunto: | Território Territorialidade Interculturalidade Saberes tradicionais Conhecimento tradicional |
Data de publicação: | 15-Out-2025 |
Data de defesa: | 20-Jun-2025 |
Referência: | ARAUJO, Rosilene Cruz de. AS MARCAS DO INGI Processos de Territorialização, Desterritorialização e Reterritorialização: re(existência) e educação territorializada do Povo Tuxá da Aldeia Mãe. 2025. 255 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Esta tese faz parte de um exercício teórico e de escrevivência, que se apresenta entrelaçada na vida da autora e nos percursos vividos por ela e seu povo, que se dão para além de uma territorialidade contínua com o objetivo de situar diferentes formas de engajamento com os lugares e como esses lugares produzem conhecimentos e se relacionam com o Território habitado pelos Tuxá. Propõe uma releitura do processo histórico de territorialização, desterritorialização e reterritorialização do povo Tuxá, considerando as leituras anteriores que a tese apresenta e que contribuíram para uma interpretação alternativa da territorialidade do povo Tuxá da Aldeia Mãe, Território D’zorobabé, Aldeia Ñeké, no submédio Opará. Com o olhar sobre tempos e espaços distintos, narrativas foram construídas sobre modos de relação com os lugares e o sagrado como um fenômeno de longa duração. A tese busca contemplar os processos contemporâneos de insurgência política a partir de um movimento que nasce com a perda de vínculos e referência ao Território ancestral e aos lugares sagrados - a diáspora dos parentes e dos encantes provocada pelo enchimento do lago de Itaparica; o investimento das famílias Tuxá na escolarização de seus filhos, o nascimento do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas e os resultados desses processos para os Tuxá. Busca-se, assim, compreender como os processos de desterritorialização (1987-1988), territorialização (1988) e reterritorialização (2017) impactaram as transformações socioculturais Tuxá ao longo do tempo; pensar nos processos de territorialização, em uma via político-cultural, na qual os habitantes estabelecem relações afetivas com o lugar em que e com o qual convivem; refletir sobre como os estudos de memória ajudam a investigar as trajetórias de deslocamentos, o que ficou na memória d/nesses trânsitos, o que esses deslocamentos acarretam à memória dos sujeitos envolvidos e como estes se (re)inventam para compor os lapsos e as diásporas. Agrupa narrativas acerca das territorialidades Tuxá e, a partir destas, tece reflexões sobre as diásporas, rupturas e continuidades e o papel do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas nesse processo de (des)continuidades. Analisa programas e políticas educacionais como uma possibilidade de institucionalização da educação escolar indígena territorializada e o reconhecimento dos saberes ancestrais, na perspectiva de um diálogo territorial. Reflete sobre a profundidade da relação com o Território, expressa em conceitos sobre a construção de conhecimentos tradicionais, sublinha dinâmicas e princípios cosmológicos que apontam para maneiras peculiares de estruturação da experiência vivida pelos Tuxá. |
Abstract: | This thesis is part of a theoretical and writing-as-lived exercise, which is intertwined with the author's life and the paths lived by her and her people, which occur beyond a continuous territoriality with the objective of placing different types of engagement with places and how these places produce knowledge and relate themselves to the Territory inhabited by the Tuxá people. It proposes a rereading of the historical process of territorialization, deterritorialization and reterritorialization of the Tuxá people considering the previous readings that the thesis presents and which ones contributed to an alternative interpretation of the territoriality of the Tuxá people of Mother Village (Aldeia Mãe), D’zorobabé Territory, Ñeké Village (Aldeia Ñeké), in the Opará submedium. By looking at different times and spaces, narratives were constructed about the ways of relating to places and the sacred as a long-lasting phenomenon. The thesis seeks to address the contemporary processes of political insurgency based on a movement that arises from the loss of ties and reference to the ancestral Territory and sacred places - the diaspora of relatives and enchantments caused by the filling of Lake Itaparica; the investment of Tuxá families in the schooling of their children, the building of the Captain Francisco Rodelas Indigenous State School (Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas) and the results of these processes for the Tuxá. The aim here is to understand how the deterritorialization (1987-1988), territorialization (1988) and reterritorialization (2017) processes impacted the Tuxá sociocultural changings over the time; to think about the processes of territorialization, in a politicalcultural way, in which the inhabitants establish affective relationships with the place in which and with which they live; to reflect on how memory studies help to investigate the displacement trajectories, what remained in the memory of/in these passages, what these displacements lead to the memory of the ones involved and how they (re)invent themselves to make up the lapses and diasporas. It brings together narratives about Tuxá territorialities and, based on these, weaves reflections on diasporas, ruptures and continuities, and the role of the Captain Francisco Rodelas State Indigenous School in this (dis)continuity process. It analyzes educational programs and educational policies as a possibility for institutionalizing a territorialized Indigenous school education and ancestral knowledge recognition from the perspective of a territorial dialogue. It reflects about the depth of the relationship with the Territory, expressed in concepts about the traditional knowledge construction and it highlights dynamics and cosmological principles that point to peculiar ways of structuring the experience lived by the Tuxá. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.