Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barretto Filho, Henyo Trindade | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Rosilene Cruz de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-15T20:59:32Z | - |
dc.date.available | 2025-10-15T20:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-20 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Rosilene Cruz de. AS MARCAS DO INGI Processos de Territorialização, Desterritorialização e Reterritorialização: re(existência) e educação territorializada do Povo Tuxá da Aldeia Mãe. 2025. 255 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52734 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese faz parte de um exercício teórico e de escrevivência, que se apresenta entrelaçada na
vida da autora e nos percursos vividos por ela e seu povo, que se dão para além de uma
territorialidade contínua com o objetivo de situar diferentes formas de engajamento com os
lugares e como esses lugares produzem conhecimentos e se relacionam com o Território
habitado pelos Tuxá. Propõe uma releitura do processo histórico de territorialização,
desterritorialização e reterritorialização do povo Tuxá, considerando as leituras anteriores que
a tese apresenta e que contribuíram para uma interpretação alternativa da territorialidade do
povo Tuxá da Aldeia Mãe, Território D’zorobabé, Aldeia Ñeké, no submédio Opará. Com o
olhar sobre tempos e espaços distintos, narrativas foram construídas sobre modos de relação
com os lugares e o sagrado como um fenômeno de longa duração. A tese busca contemplar os
processos contemporâneos de insurgência política a partir de um movimento que nasce com a
perda de vínculos e referência ao Território ancestral e aos lugares sagrados - a diáspora dos
parentes e dos encantes provocada pelo enchimento do lago de Itaparica; o investimento das
famílias Tuxá na escolarização de seus filhos, o nascimento do Colégio Estadual Indígena
Capitão Francisco Rodelas e os resultados desses processos para os Tuxá. Busca-se, assim,
compreender como os processos de desterritorialização (1987-1988), territorialização (1988) e
reterritorialização (2017) impactaram as transformações socioculturais Tuxá ao longo do
tempo; pensar nos processos de territorialização, em uma via político-cultural, na qual os
habitantes estabelecem relações afetivas com o lugar em que e com o qual convivem; refletir
sobre como os estudos de memória ajudam a investigar as trajetórias de deslocamentos, o que
ficou na memória d/nesses trânsitos, o que esses deslocamentos acarretam à memória dos
sujeitos envolvidos e como estes se (re)inventam para compor os lapsos e as diásporas. Agrupa
narrativas acerca das territorialidades Tuxá e, a partir destas, tece reflexões sobre as diásporas,
rupturas e continuidades e o papel do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas
nesse processo de (des)continuidades. Analisa programas e políticas educacionais como uma
possibilidade de institucionalização da educação escolar indígena territorializada e o
reconhecimento dos saberes ancestrais, na perspectiva de um diálogo territorial. Reflete sobre
a profundidade da relação com o Território, expressa em conceitos sobre a construção de
conhecimentos tradicionais, sublinha dinâmicas e princípios cosmológicos que apontam para
maneiras peculiares de estruturação da experiência vivida pelos Tuxá. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As marcas do INGI processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização : re(existência) e educação territorializada do Povo Tuxá da Aldeia Mãe | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
dc.subject.keyword | Territorialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes tradicionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento tradicional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is part of a theoretical and writing-as-lived exercise, which is intertwined with the
author's life and the paths lived by her and her people, which occur beyond a continuous
territoriality with the objective of placing different types of engagement with places and how
these places produce knowledge and relate themselves to the Territory inhabited by the Tuxá
people. It proposes a rereading of the historical process of territorialization, deterritorialization
and reterritorialization of the Tuxá people considering the previous readings that the thesis
presents and which ones contributed to an alternative interpretation of the territoriality of the
Tuxá people of Mother Village (Aldeia Mãe), D’zorobabé Territory, Ñeké Village (Aldeia
Ñeké), in the Opará submedium. By looking at different times and spaces, narratives were
constructed about the ways of relating to places and the sacred as a long-lasting phenomenon.
The thesis seeks to address the contemporary processes of political insurgency based on a
movement that arises from the loss of ties and reference to the ancestral Territory and sacred
places - the diaspora of relatives and enchantments caused by the filling of Lake Itaparica; the
investment of Tuxá families in the schooling of their children, the building of the Captain
Francisco Rodelas Indigenous State School (Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco
Rodelas) and the results of these processes for the Tuxá. The aim here is to understand how the
deterritorialization (1987-1988), territorialization (1988) and reterritorialization (2017)
processes impacted the Tuxá sociocultural changings over the time; to think about the processes
of territorialization, in a politicalcultural way, in which the inhabitants establish affective
relationships with the place in which and with which they live; to reflect on how memory studies
help to investigate the displacement trajectories, what remained in the memory of/in these
passages, what these displacements lead to the memory of the ones involved and how they
(re)invent themselves to make up the lapses and diasporas. It brings together narratives about
Tuxá territorialities and, based on these, weaves reflections on diasporas, ruptures and
continuities, and the role of the Captain Francisco Rodelas State Indigenous School in this
(dis)continuity process. It analyzes educational programs and educational policies as a
possibility for institutionalizing a territorialized Indigenous school education and ancestral
knowledge recognition from the perspective of a territorial dialogue. It reflects about the depth
of the relationship with the Territory, expressed in concepts about the traditional knowledge
construction and it highlights dynamics and cosmological principles that point to peculiar ways
of structuring the experience lived by the Tuxá. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|