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Título : Cada um vai ter a sua inteligência artificial (IA) de estimação? : percepção de docentes quanto à antropomorfização da IA na produção de texto híbrido por estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Autor : Silva, Tereza Cristina Nunes de Paula da
Orientador(es):: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto:: Inteligência artificial
Texto híbrido
Antropomorfização
Educação
Ensino fundamental
Fecha de publicación : 15-oct-2025
Citación : SILVA, Tereza Cristina Nunes de Paula da. Cada um vai ter a sua inteligência artificial (IA) de estimação?: percepção de docentes quanto à antropomorfização da IA na produção de texto híbrido por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 2025. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : O objetivo da pesquisa é analisar criticamente, em termos de prospecção, a percepção de docentes sobre a apropriação da Inteligência Artificial generativa (IAGen) em cotejo com a tendência da antropomorfização da tecnologia por educandos(as) do 5º ano do Ensino do Fundamental. Para isso, o conceito de texto escrito híbrido decorre de Lopes, Forgas e CerdáNavarro (2024), integram-se estudos sobre o uso de IA na produção textual (Dugan et al., 2023; Lopes; Forgas; Cerdá-Navarro, 2024; Zeng et al., 2024) e a tendência de antropomorfização da IA generativa (Placani, 2024; Barrow, 2024; Kalemkuş; Kalemkuş, 2025). Outro fundamento relevante deste é a concepção de educação como um processo libertador, dialógico e crítico, conforme Freire (2023). A metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, os procedimentos metodológicos adotados apoiam-se na análise de conteúdo de Bardin (1977) e na triangulação de dados proposta por Triviños (1987). A coleta de dados foi realizada por meio de instrumentos de pesquisa, incluindo um questionário aplicado a 56 respondentes e entrevista semiestruturada conduzida com 16 participantes. No resultado da pesquisa, destacam-se as categorias temática “contribuições da IA na produção textual”, “prejuízos da IA na escrita” e “dimensão humana no uso de IA na produção textual” quanto à apropriação da IA generativa nos Anos Iniciais. Um dos achados de pesquisa, em termos de prospecção, seria que o (a) estudante, ao realizar a produção de um texto híbrido, tende a antropomorfizar e associar características humanas a IA generativa. Observa-se na categoria riscos da antropomorfização da IA generativa em situação de produção textual e demais usos de tecnologia por estudantes do 5º ano as subcategorias intituladas: “vínculo de confiança com a máquina”, “IA de estimação ou companheira”, “IA agradável”, “interação tecnológica sobreposta à interação humana”, “IA facilitadora” e “IA sedutora”. Conclui-se para este momento da pesquisa que os enfoques da antropomorfização, se não forem enfrentados de forma responsável, impedem a compreensão ampla de aspectos que envolvem desde o uso de dados até a confiança no sistema, a homogeneização das informações e demais questões durante o uso da IAGen. A interação com estes sistemas por estudantes abre uma oportunidade para demais estudos, pois atribuir sentimentos a uma máquina pode aprofundar as desigualdades de oportunidades construídas no contexto da educação formal e, sobretudo, na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental comprometendo uma das funções da educação: a formação das pessoas humanas.
Abstract: The objective of this research is to critically analyze, from a prospective perspective, teachers' perceptions regarding the appropriation of generative Artificial Intelligence (GenAI) in contrast with the tendency of anthropomorphizing technology by 5th-grade students in elementary education. To this end, the concept of hybrid written text is based on Lopes, Forgas, and CerdáNavarro (2024), along with studies on the use of AI in text production (Dugan et al., 2023; Lopes; Forgas; Cerdá-Navarro, 2024; Zeng et al., 2024) and the tendency toward the anthropomorphization of generative AI (Placani, 2024; Barrow, 2024; Kalemkuş & Kalemkuş, 2025). Another foundational element of this study is the conception of education as a liberating, dialogical, and critical process, according to Freire (2023). The chosen methodology is qualitative, descriptive, and exploratory. The methodological procedures are based on Bardin’s content analysis (1977) and data triangulation as proposed by Triviños (1987). Data collection was conducted through research instruments, including a questionnaire answered by 56 respondents and semi-structured interviews conducted with 16 participants. The research results highlight the thematic categories: “contributions of AI to text production,” “harms of AI in writing,” and “the human dimension in the use of AI in text production,” with regard to the appropriation of GenAI in the early years of education. One of the research findings, in prospective terms, is that students, when producing a hybrid text, tend to anthropomorphize and attribute human characteristics to generative AI. Within the category “risks of anthropomorphizing generative AI in text production and other technological uses by 5th-grade students,” the following subcategories emerge: “bond of trust with the machine,” “AI as a pet or companion,” “pleasant AI,” “technological interaction overriding human interaction,” “facilitating AI,” and “seductive AI.” It is concluded, at this stage of the research, that the focus on anthropomorphization—if not responsibly addressed—prevents a broad understanding of aspects involving data use, trust in the system, the homogenization of information, and other issues related to the use of GenAI. Students’ interaction with these systems opens up opportunities for further studies, as attributing feelings to a machine may deepen the inequalities of opportunity built within the context of formal education—especially in early childhood education and the early years of elementary school—thereby compromising one of education’s core functions: the formation of human beings.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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