http://repositorio.unb.br/handle/10482/52724
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RaimundaDeOliveira_TESE.pdf | 4,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Elaboração de problemas como estratégia para desenvolver o pensamento crítico e criativo nas aulas de álgebra do 7º ano do ensino fundamental |
Authors: | Oliveira, Raimunda de |
Orientador(es):: | Gontijo, Cleyton Hércules |
Assunto:: | Pensamento crítico Pensamento criativo em matemática Problemas, questões, exercícios Pensamento algébrico Equações Matemática - problemas, exercícios, etc |
Issue Date: | 15-Oct-2025 |
Data de defesa:: | 30-Jun-2025 |
Citation: | OLIVEIRA, Raimunda de. Elaboração de problemas como estratégia para desenvolver o pensamento crítico e criativo nas aulas de álgebra do 7º ano do Ensino Fundamental. 2025. 274 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais aspectos do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em Matemática e da aprendizagem de equações polinomiais do 1º grau são mobilizados por meio da aplicação de oficinas didáticas centradas na elaboração de problemas com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. A proposta parte do entendimento de que a elaboração de problemas matemáticos pode ser compreendida como uma atividade textual, estruturada por intenções comunicativas, articulação lógica, relação com o contexto e com o desenvolvimento conceitual. Nessa perspectiva, essa prática contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, além de favorecer a aprendizagem em matemática. A fundamentação teórica está organizada em quatro eixos principais. O primeiro, referente à elaboração e resolução de problemas matemáticos; o segundo eixo trata da elaboração de problemas como proposta de produção textual; o terceiro aborda o estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática e o quarto eixo concentra-se na aprendizagem matemática e no desenvolvimento do pensamento algébrico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de campo, ancorada no paradigma da prática pedagógica como espaço de transformação social (Fiorentini; Lorenzato, 2012), e fundamentada nos aportes da pesquisa social de Creswell (2007). A investigação foi conduzida em ambiente escolar, com a participação direta da pesquisadora na aplicação da sequência didática centrada na elaboração de problemas matemáticos. Foram utilizados como instrumentos: observação participante, aplicação de testes de desempenho (inicial e final), entrevistas semiestruturadas, grupo focal, registros audiovisuais e relatórios reflexivos. A análise dos dados seguiu o princípio da triangulação metodológica (Vasconcelos, 2010), envolvendo diferentes fontes e técnicas — observação, entrevistas e documentos. Para a interpretação das informações, utilizou-se a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2010), com base em categorias relacionadas ao gênero textual “problema matemático”, ao pensamento crítico e criativo em matemática e à aprendizagem matemática. As produções dos estudantes foram analisadas segundo duas dimensões principais: (1) produção e contexto, que compreende a clareza das informações, a coerência conceitual, a pertinência e a viabilidade dos problemas elaborados; e (2) pensamento crítico, criativo e complexidade conceitual, com base nos critérios de fluência, originalidade, flexibilidade, argumentação matemática e generalização. Os principais resultados indicam que a vivência da sequência didática favoreceu avanços da competência leitora e escritora dos estudantes, sustentado pelo desenvolvimento conceitual e pelas estratégias de leitura e escrita mobilizadas; da compreensão conceitual em relação às equações polinomiais do 1º grau, pelo desenvolvimento do pensamento algébrico, evidenciado pelo pensamento relacional, compreensão das propriedades da igualdade. A resolução e elaboração de problemas estimulou habilidades de pensamento crítico e criativo em matemática, como argumentação, tomada de decisão, originalidade e flexibilidade cognitiva. |
Abstract: | This research aimed to investigate which aspects of the development of critical and creative thinking in Mathematics and the learning of first-degree polynomial equations are mobilized through the application of didactic workshops centered on the elaboration of problems with 7th-grade elementary school students. The proposal is based on the understanding that the development of mathematical problems can be understood as a textual activity, structured by communicative intentions, logical articulation, a relationship with the context, and conceptual development. From this perspective, this practice contributes to the development of critical and creative thinking, in addition to fostering mathematical learning. The theoretical foundation is organized into four main axes. The first refers to the development and resolution of mathematical problems; the second addresses the development of problems as a proposal for textual production; the third addresses the stimulation of critical and creative thinking in mathematics; and the fourth focuses on mathematical learning and the development of algebraic thinking. This is qualitative, exploratory, field-based research, anchored in the paradigm of pedagogical practice as a space for social transformation (Fiorentini; Lorenzato, 2012), and grounded in the contributions of Creswell's (2007) social research. The research was conducted in a school setting, with the researcher's direct participation in implementing the teaching sequence centered on developing mathematical problems. The following instruments were used: participant observation, performance tests (initial and final), semi-structured interviews, focus groups, audiovisual recordings, and reflective reports. Data analysis followed the principle of methodological triangulation (Vasconcelos, 2010), involving different sources and techniques—observation, interviews, and documents. Content analysis, as per Bardin (2010), was used to interpret the data, based on categories related to the textual genre "mathematical problem," critical and creative thinking in mathematics, and mathematical learning. The students' productions were analyzed according to two main dimensions: (1) production and context, which encompasses the clarity of information, conceptual coherence, relevance, and feasibility of the problems developed; and (2) critical and creative thinking and conceptual complexity, based on the criteria of fluency, originality, flexibility, mathematical argumentation, and generalizability. The main results indicate that the didactic sequence experience favored advances in students' reading and writing skills, supported by conceptual development and the reading and writing strategies employed; conceptual understanding of first-degree polynomial equations; and the development of algebraic thinking, evidenced by relational thinking and an understanding of the properties of equality. Problem-solving and development stimulated critical and creative thinking skills in mathematics, such as argumentation, decision-making, originality, and cognitive flexibility. |
Résumé: | Cette recherche visait à étudier les aspects du développement de la pensée critique et créative en mathématiques et de l'apprentissage des équations polynomiales du premier degré mobilisés par la mise en œuvre d'ateliers didactiques axés sur la résolution de problèmes auprès d'élèves de 7e année du primaire. La proposition repose sur l'idée que la résolution de problèmes peut être comprise comme une activité textuelle, structurée par des intentions communicatives, une articulation logique, une relation au contexte et un développement conceptuel. De ce point de vue, cette pratique contribue au développement de la pensée critique et créative, en plus de favoriser l'apprentissage des mathématiques. Le fondement théorique s'articule autour de quatre axes principaux. Le premier concerne le développement et la résolution de problèmes mathématiques ; le deuxième aborde la résolution de problèmes comme proposition de production textuelle ; le troisième aborde la stimulation de la pensée critique et créative en mathématiques ; et le quatrième se concentre sur l'apprentissage des mathématiques et le développement de la pensée algébrique. Il s'agit d'une étude de terrain qualitative et exploratoire, ancrée dans le paradigme de la pratique pédagogique comme espace de transformation sociale (Fiorentini ; Lorenzato, 2012) et s'appuyant sur les apports de la recherche sociale de Creswell (2007). La recherche a été menée en milieu scolaire, avec la participation directe du chercheur à la mise en œuvre de la séquence didactique centrée sur le développement de problèmes mathématiques. Les instruments suivants ont été utilisés : observation participante, tests de performance (initial et final), entretiens semi-directifs, groupes de discussion, enregistrements audiovisuels et rapports réflexifs. L'analyse des données a suivi le principe de la triangulation méthodologique (Vasconcelos, 2010), impliquant différentes sources et techniques : observation, entretiens et documents. L'analyse de contenu, selon Bardin (2010), a été utilisée pour interpréter l'information. Elle s'appuyait sur des catégories liées au genre textuel du « problème mathématique », à la pensée critique et créative en mathématiques, et à l'apprentissage des mathématiques. Les productions des élèves ont été analysées selon deux dimensions principales : (1) la production et le contexte, qui englobent la clarté de l'information, la cohérence conceptuelle, la pertinence et la faisabilité des problèmes développés ; et (2) la pensée critique et créative et la complexité conceptuelle, fondées sur les critères de fluidité, d'originalité, de flexibilité, d'argumentation mathématique et de généralisation. Les principaux résultats indiquent que l'expérience de la séquence didactique a favorisé les progrès des élèves en lecture et en écriture, soutenus par le développement conceptuel et les stratégies de lecture et d'écriture employées ; et en compréhension conceptuelle des équations polynomiales du premier degré, grâce au développement de la pensée algébrique, mis en évidence par la pensée relationnelle et la compréhension des propriétés de l'égalité. La résolution de problèmes et la résolution de problèmes ont stimulé les compétences de pensée critique et créative en mathématiques, telles que l'argumentation, la prise de décision, l'originalité et la flexibilité cognitive. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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