http://repositorio.unb.br/handle/10482/52722
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NataliaNeivaMilhomens_DISSERT.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Dissidências de gênero e sexualidade, subjetividade e educação : possibilidades e desafios no contexto universitário atual |
Autor(es): | Milhomens, Natália Neiva |
Orientador(es): | Goulart, Daniel Magalhães |
Assunto: | Gênero e sexualidade Subjetividade Desenvolvimento subjetivo |
Data de publicação: | 15-Out-2025 |
Data de defesa: | 31-Mar-2025 |
Referência: | MILHOMENS, Natália Neiva. Dissidências de gênero e sexualidade, subjetividade e educação: possibilidades e desafios no contexto universitário atual. 2025. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este trabalho aborda processos subjetivos sociais relacionados às dissidências de gênero e sexualidade no contexto universitário atual, destacando a permanente inter-relação entre subjetividade social e subjetividade individual. Mais especificamente, a pesquisa teve como objetivo compreender como as dissidências de gênero e sexualidade são configuradas na subjetividade social da Universidade de Brasília, buscando gerar inteligibilidade sobre processos que podem estar na base de ações educativas que favoreçam mudanças subjetivas sociais orientadas ao desenvolvimento subjetivo da população sexo-gênero-diversa nesse contexto. Estudos do campo de gênero e sexualidade evidenciam como a ciência moderna desempenhou um papel fundamental na naturalização dessas experiências, favorecendo a institucionalização da cisheteronormatividade. Como desdobramento desse contexto normativo, perpetuam-se relações de poder e opressões às pessoas que vivenciam dissidências. Nesse cenário, a cisheteronormatividade tem sido dominantemente configurada em diversos espaços sociais e instituições educativas. Apesar da frequente formalização de políticas orientadas pelo respeito à diversidade de gênero e sexualidade, o cotidiano das instituições universitárias ainda expressa práticas que reiteram a cisheteronormatividade e a objetificação das dissidências. Um desdobramento importante desse contexto refere-se à incidência de diversos casos de evasão da população sexo-gênero-diversa no ensino superior e à emergência de processos de sofrimento subjetivo. Para compreender essa problemática, esta pesquisa enfatiza a dimensão subjetiva de indivíduos, grupos e instituições sociais como potencial transformadora da cultura, gerando alternativas à concepção da cultura como uma influência externa aos indivíduos. Com base na Teoria da Subjetividade em uma perspectiva históricocultural, este estudo parte de críticas aos processos de normatização, patologização e fragmentação dos processos humanos, a fim de visibilizar de forma complexa desafios e possibilidades que emergem na vivência universitária da população sexo-gênero-diversa. A partir da Metodologia Construtivo-Interpretativa, apoiada nos princípios da Epistemologia Qualitativa, a pesquisa envolveu um trabalho de campo de 15 meses na Universidade de Brasília, desenvolvido por meio da construção de ações dialógicas em parceria com diferentes coletivos e grupos engajados em favorecer a convivência e a permanência da população sexogênero-diversa universitária. As participantes da pesquisa foram estudantes e servidoras da UnB que participaram das ações promovidas. Em contextos individuais e grupais, foram realizadas dinâmicas conversacionais que possibilitaram a construção de um modelo teórico explicativo sobre as possibilidades e os desafios que se configuram na subjetividade social da universidade no tocante às dissidências de gênero e sexualidade. Os resultados apontam para tensionamentos entre a configuração de práticas cisheteronormativas, que se articulam a diversas formas de fragilização da população sexo-gênero-diversa, e a configuração de mudanças orientadas ao desenvolvimento subjetivo dessa população. O estudo visibiliza a importância da configuração de ações e relações educativas que expressem qualidades dialógicas orientadas à emergência de agentes e sujeitos em diferentes contextos da universidade. Essas práticas educativas contribuem para o tensionamento de configurações subjetivas sociais dominantes, ao mobilizar mudanças subjetivas alternativas à anormalização e à marginalização da população sexo-gênero-diversa. Nesse sentido, favorece-se a abertura de caminhos de desenvolvimento subjetivo e social dessa população. |
Abstract: | This work addresses social subjective processes related to gender and sexuality dissidences in the current university context, highlighting the ongoing interrelation between social and individual subjectivity. More specifically, the research aimed to understand how gender and sexuality dissidences are configured within the social subjectivity of the University of Brasília, seeking to generate intelligibility about processes that may underlie educational actions favoring social subjective changes oriented toward the subjective development of the sexgender-diverse population in this context. Studies in the field of gender and sexuality highlight how modern science has played a fundamental role in naturalizing these experiences, fostering the institutionalization of cisheteronormativity. Because of this normative context, power relations and oppression against people who experience gender and sexuality dissidences persist. In this scenario, cisheteronormativity has been dominantly configured in various social spaces and educational institutions. Despite the frequent formalization of policies aimed at respecting gender and sexual diversity, the daily life of university institutions still expresses practices that reinforce cisheteronormativity and the objectification of dissidences. An important development within this context refers to the ocurrence of various dropout cases among the sex-gender-diverse population in higher education and the emergence of processes of subjective suffering. To understand this issue, this research emphasizes the subjective dimension of individuals, groups, and social institutions as a potential transformative force of culture, generating alternatives to the conception of culture as an external influence on individuals. Based on the Theory of Subjectivity from a cultural-historical perspective, this study criticizes processes of normalization, pathologization, and fragmentation of human experiences to complexly reveal the challenges and possibilities that emerge in the university life of the sex-gender-diverse population. Using the Constructive-Interpretative Methodology, supported by the principles of Qualitative Epistemology, the research involved 15 months of fieldwork at the university, carried out through the development of dialogical actions in partnership with different collectives and groups engaged in fostering the coexistence and permanence of sex-gender-diverse university students. The research participants were students and staff from the University of Brasília who took part in the developed actions. In individual and group contexts, conversational dynamics were conducted, enabling the construction of a theoretical-explanatory model regarding the possibilities and challenges configured in the social subjectivity of the university concerning gender and sexuality dissidences. The results point to tensions between the configuration of cisheteronormative practices, which contribute to various forms of weakening of the sex-gender-diverse population, and the emergence of changes oriented toward the subjective development of this population. The study highlights the importance of structuring educational actions and relationships that express dialogical qualities aimed at the emergence of agents and subjects in different university contexts. These educational practices contribute to challenging dominant social subjective configurations by mobilizing alternative subjective changes that counteract the abnormalization and marginalization of sex-gender-diverse individuals. In this sense, the study emphasizes the opening of pathways for the subjective and social development of this population. |
Resumen: | Este trabajo aborda los procesos subjetivos sociales relacionados con las disidencias de género y sexualidad en el contexto universitario actual, destacando la permanente interrelación entre subjetividad social y subjetividad individual. Más específicamente, la investigación tuvo como objetivo comprender cómo se configuran las disidencias de género y sexualidad en la subjetividad social de la Universidad de Brasilia, buscando generar inteligibilidad sobre procesos que pueden estar en la base de acciones educativas que favorezcan cambios subjetivos sociales orientados al desarrollo subjetivo de la población sexogénero-diversa en este contexto. Estudios del campo del género y sexualidad evidencian cómo la ciencia moderna ha desempeñado un papel fundamental en la naturalización de estas experiencias, favoreciendo la institucionalización de la cisheteronormatividad. Como resultado de este contexto normativo, se perpetúan relaciones de poder y opresiones hacia las personas que vivencian disidencias. En este escenario, la cisheteronormatividad ha sido configurada de manera dominante en diversos espacios sociales e instituciones educativas. A pesar de la frecuente formalización de políticas orientadas al respeto de la diversidad de género y sexualidad, la cotidianidad de las instituciones universitarias aún expresa prácticas que reiteran la cisheteronormatividad y la objetificación de las disidencias. Un importante desdoblamiento de este contexto se refiere a la incidencia de diversos casos de deserción de la población sexo-género-diversa en la educación superior y a la emergencia de procesos de sufrimiento subjetivo. Para comprender esta problemática, esta investigación enfatiza la dimensión subjetiva de los individuos, grupos e instituciones sociales como un potencial transformador de la cultura, generando alternativas a la concepción de la cultura como una influencia externa sobre los individuos. Basándose en la Teoría de la Subjetividad desde una perspectiva histórico-cultural, este estudio parte de críticas a los procesos de normativización, patologización y fragmentación de los procesos humanos, con el fin de visibilizar de manera compleja los desafíos y posibilidades que emergen en la vivencia universitaria de la población sexo-género-diversa. A partir de la Metodología Constructivo-Interpretativa, apoyada en los principios de la Epistemología Cualitativa, la investigación involucró un trabajo de campo de 15 meses en la universidad, desarrollado mediante la construcción de acciones dialógicas en colaboración con diferentes colectivos y grupos comprometidos con favorecer la convivencia y la permanencia de la población sexo-género-diversa universitaria. Los participantes de la investigación fueron estudiantes y funcionarios de la Universidad de Brasilia, quienes participaron en las acciones promovidas. En contextos individuales y grupales, se realizaron dinámicas conversacionales que permitieron la construcción de un modelo teórico explicativo sobre las posibilidades y los desafíos que se configuran en la subjetividad social de la universidad en relación con las disidencias de género y sexualidad. Los resultados apuntan a tensiones entre la configuración de prácticas cisheteronormativas, que contribuyen a diversas formas de fragilización de la población sexo-género-diversa, y la configuración de cambios orientados al desarrollo subjetivo de esta población. El estudio visibiliza la importancia de la configuración de acciones y relaciones educativas que expresen cualidades dialógicas orientadas a la emergencia de agentes y sujetos en diferentes contextos de la universidad. Estas prácticas educativas contribuyen a tensionar configuraciones subjetivas sociales dominantes, movilizando cambios subjetivos alternativos a la anormalización y marginación de la población sexo-género-diversa. En este sentido, se favorece la apertura de caminos para el desarrollo subjetivo y social de esta población. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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