http://repositorio.unb.br/handle/10482/52717
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2025_EsdrasSantosDeOliveira_DISSERT.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio |
Outros títulos: | Proposal for the construction of a didactic sequence addressing electromagnetism topics using everyday materials in high school |
Autor(es): | Oliveira, Esdras Santos de |
Orientador(es): | Santos, Wytler Cordeiro dos |
Assunto: | Eletromagnetismo Sequência didática Aprendizagem significativa Ensino médio Ensino de Física |
Data de publicação: | 15-Out-2025 |
Data de defesa: | 16-Jul-2025 |
Referência: | OLIVEIRA, Esdras Santos de. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio. 2025. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira diferenciada, tópicos de eletromagnetismo aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por meio de materiais e fenômenos familiares que aparecem frequentemente no cotidiano desses estudantes. Para a realização deste trabalho, foi escolhida a aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, utilizando o modelo de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), proposto por Moreira (2013). Nesta investigação serão utilizados dispositivos geradores e receptores para aproximar os alunos de conceitos como corrente elétrica, circuito, campo magnético, indução eletromagnética, anteriormente trabalhados de forma tradicional durante as aulas em uma escola pública do Estado de Goiás. Neste trabalho foram utilizados vídeos, simuladores e questionários para complementar experimentos práticos apresentados como demonstração. |
Abstract: | This present dissertation was developed with the aim of presenting, in a differentiated way, topics in electromagnetism to 3rd-year high school students, using familiar materials and phenomena that frequently appear in their daily lives. To carry out this work, a Didactic Sequence was applied, inspired by David Ausubel's theory of Meaningful Learning, using the model of Potentially Significant Teaching Units (UEPS), proposed by Moreira (2013). In this investigation, generator and receiver devices were used to bring students closer to concepts such as electric current, circuits, magnetic fields, and electromagnetic induction, which had previously been addressed in a traditional manner during classes in a public school in the state of Goiás. Videos, simulators, and questionnaires were also used to complement practical experiments presented as demonstrations. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Física (IF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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