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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52708
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Titre: A oferta de itinerários formativos no novo Ensino Médio em redes de ensino públicas do Acre, Ceará e do Distrito Federal : reflexões curriculares
Auteur(s): Moulin, Maria Alessandra Lima
Orientador(es):: Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto:: Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Educação pública
Reconfiguração curricular
Date de publication: 14-oct-2025
Référence bibliographique: MOULIN, Maria Alessandra Lima. A oferta de itinerários formativos no novo Ensino Médio em redes de ensino públicas do Acre, Ceará e do Distrito Federal: reflexões curriculares. 2025. 233 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017 e a subsequente Reforma do Ensino Médio (2018) têm provocado intensos debates na sociedade brasileira e na comunidade acadêmica. Esta pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), entre 2021 e 2024. O estudo orientou-se pela questão central: como os IF foram contemplados nas propostas curriculares do Ensino Médio das redes públicas de Acre, Ceará e Distrito Federal. O objetivo geral foi analisar como os IF no Novo Ensino Médio (NEM) foram contemplados nesses estados/DF, a partir do qual se desdobraram os seguintes objetivos específicos: a) investigar as prescrições curriculares das secretarias de educação do Acre, Ceará e Distrito Federal para os IF no NEM; b) compreender como as secretarias e regionais de ensino orientam, acompanham e avaliam a oferta dos IF pelas escolas públicas; c) identificar os critérios utilizados pelas redes de ensino na escolha dos IF e suas repercussões na reestruturação curricular; d) discutir os significados atribuídos pelos gestores educacionais aos IF e suas implicações na organização do trabalho escolar; e) compreender como os itinerários são ofertados considerando as especificidades regionais, culturais, sociais, econômicas e educacionais. Sustenta-se como tese que a implementação da Base e a estruturação de IF foram permeadas por desafios complexos e contraditórios, tendo em vista as tensões quanto aos seus fundamentos, objetivos, exequibilidade e viabilidade; revelando um distanciamento entre a teoria e a prática educativa nos contextos estudados. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa utilizou estudo de caso múltiplo (Yin, 2015), fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético (Netto, 2011). Os dados foram levantados por meio de análise documental, questionários e entrevistas com gestores educacionais das capitais Rio Branco, Fortaleza e Distrito Federal. A leitura e organização dos dados utilizou o procedimento de Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella, 2006), gerando quatro categorias de análise: perspectivas filosóficas e epistemológicas; determinações externas no trabalho docente; reorganização curricular; e desafios das redes de ensino. Os resultados revelaram: a) que os IF, apresentados como inovação curricular, sofrem forte influência de determinações externas, comprometendo a autonomia docente e a qualidade do ensino; b) apesar da proposta de flexibilização, sua implementação enfrenta significativos entraves estruturais e logísticos; c) o modelo NEM apresenta implicações como o aligeiramento da formação juvenil e o reforço de disparidades sociais por meio do ensino dual; d) há intencionalidade política nas desigualdades do Ensino Médio brasileiro, manifestada pela adoção do ensino por competências de orientação mercadológica e pela expropriação do trabalho docente; e) o projeto deliberado de manutenção do status quo promove uma formação fragmentada, especialmente para classes menos favorecidas, sob o pretexto da necessidade de formação técnica precoce; f) as mudanças na legislação ao final de 2024, incluindo a redução da carga horária mínima para os IF, não alteraram substancialmente os problemas estruturais do modelo. Defende-se, portanto, a revogação integral do NEM e a construção de um projeto educacional verdadeiramente inclusivo e integral, que atenda às demandas sociais e regionais do país, superando a perspectiva de reformas curriculares isoladas como solução para a qualidade da formação das juventudes brasileiras.
Abstract: The implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2017 and the subsequent High School Reform (2018) have sparked intense debates in Brazilian society and academic community. This research was developed by the Study and Research Group on Teaching Work, Didactics, and Organization of Pedagogical Work – Prodocência, within the Graduate Program of the School of Education at the University of Brasília (UnB), under the Teaching Profession, Curriculum, and Assessment (PDCA) Research Line, between 2021 and 2024. The study was guided by the central question: how were Formative Itineraries (FI) incorporated into the high school curricular proposals of public education systems in Acre, Ceará, and the Federal District. The general objective was to analyze how the FI in the New High School Model (NEM) were developed in these states/FD, from which the following specific objectives emerged: a) to investigate the curricular prescriptions from the education departments of Acre, Ceará, and the Federal District for FI in the NEM; b) to understand how education departments and regional education offices guide, monitor, and evaluate the provision of FI by public schools; c) to identify the criteria used by education systems in choosing FI and their repercussions on curricular restructuring; d) to discuss the meanings attributed by educational administrators to FI and their implications for school work organization; e) to understand how itineraries are offered considering regional, cultural, social, economic, and educational specificities. The thesis maintains that the implementation of the Base and the structuring of FI were permeated by complex and contradictory challenges, considering tensions regarding their foundations, objectives, feasibility, and viability; revealing a gap between educational theory and practice in the studied contexts. Methodologically, this qualitative research employed a multiple case study approach (Yin, 2015), grounded in Historical-Dialectical Materialism (Netto, 2011). Data were collected through document analysis, questionnaires, and interviews with educational administrators from the capitals Rio Branco, Fortaleza, and the Federal District. Data reading and organization utilized the Meaning Core procedure (Aguiar; Ozella, 2006), generating four categories of analysis: philosophical and epistemological perspectives; external determinations in teaching work; curricular reorganization; and challenges faced by educational systems. Results revealed: a) that FI, presented as curricular innovation, are strongly influenced by external determinations, compromising teacher autonomy and educational quality; b) despite the flexibility proposal, implementation faces significant structural and logistical barriers; c) the NEM model presents implications such as the acceleration of youth education and reinforcement of social disparities through dual education; d) there is political intentionality in Brazilian high school inequalities, manifested through the adoption of market-oriented competency-based education and the expropriation of teaching work; e) the deliberate project of maintaining the status quo promotes fragmented education, especially for disadvantaged classes, under the pretext of the need for early technical training; f) changes in legislation at the end of 2024, including the reduction of minimum hours for FI, did not substantially alter the model's structural problems. Therefore, this study advocates for the complete revocation of the NEM and the construction of a truly inclusive and comprehensive educational project that meets the country's social and regional demands, overcoming the perspective of isolated curricular reforms as a solution for quality education of Brazilian youth.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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