Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | pt_BR |
dc.contributor.author | Moulin, Maria Alessandra Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:33Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T21:03:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.citation | MOULIN, Maria Alessandra Lima. A oferta de itinerários formativos no novo Ensino Médio em redes de ensino públicas do Acre, Ceará e do Distrito Federal: reflexões curriculares. 2025. 233 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52708 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017 e a subsequente
Reforma do Ensino Médio (2018) têm provocado intensos debates na sociedade brasileira e na
comunidade acadêmica. Esta pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre
Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência, no âmbito
do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB),
na Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA), entre 2021 e 2024. O
estudo orientou-se pela questão central: como os IF foram contemplados nas propostas
curriculares do Ensino Médio das redes públicas de Acre, Ceará e Distrito Federal. O objetivo
geral foi analisar como os IF no Novo Ensino Médio (NEM) foram contemplados nesses
estados/DF, a partir do qual se desdobraram os seguintes objetivos específicos: a) investigar as
prescrições curriculares das secretarias de educação do Acre, Ceará e Distrito Federal para os
IF no NEM; b) compreender como as secretarias e regionais de ensino orientam, acompanham
e avaliam a oferta dos IF pelas escolas públicas; c) identificar os critérios utilizados pelas redes
de ensino na escolha dos IF e suas repercussões na reestruturação curricular; d) discutir os
significados atribuídos pelos gestores educacionais aos IF e suas implicações na organização
do trabalho escolar; e) compreender como os itinerários são ofertados considerando as
especificidades regionais, culturais, sociais, econômicas e educacionais. Sustenta-se como tese
que a implementação da Base e a estruturação de IF foram permeadas por desafios complexos
e contraditórios, tendo em vista as tensões quanto aos seus fundamentos, objetivos,
exequibilidade e viabilidade; revelando um distanciamento entre a teoria e a prática educativa
nos contextos estudados. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa utilizou estudo de caso
múltiplo (Yin, 2015), fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético (Netto, 2011). Os
dados foram levantados por meio de análise documental, questionários e entrevistas com
gestores educacionais das capitais Rio Branco, Fortaleza e Distrito Federal. A leitura e
organização dos dados utilizou o procedimento de Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella,
2006), gerando quatro categorias de análise: perspectivas filosóficas e epistemológicas;
determinações externas no trabalho docente; reorganização curricular; e desafios das redes de
ensino. Os resultados revelaram: a) que os IF, apresentados como inovação curricular, sofrem
forte influência de determinações externas, comprometendo a autonomia docente e a qualidade
do ensino; b) apesar da proposta de flexibilização, sua implementação enfrenta significativos
entraves estruturais e logísticos; c) o modelo NEM apresenta implicações como o aligeiramento
da formação juvenil e o reforço de disparidades sociais por meio do ensino dual; d) há
intencionalidade política nas desigualdades do Ensino Médio brasileiro, manifestada pela
adoção do ensino por competências de orientação mercadológica e pela expropriação do
trabalho docente; e) o projeto deliberado de manutenção do status quo promove uma formação
fragmentada, especialmente para classes menos favorecidas, sob o pretexto da necessidade de
formação técnica precoce; f) as mudanças na legislação ao final de 2024, incluindo a redução
da carga horária mínima para os IF, não alteraram substancialmente os problemas estruturais
do modelo. Defende-se, portanto, a revogação integral do NEM e a construção de um projeto
educacional verdadeiramente inclusivo e integral, que atenda às demandas sociais e regionais
do país, superando a perspectiva de reformas curriculares isoladas como solução para a
qualidade da formação das juventudes brasileiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A oferta de itinerários formativos no novo Ensino Médio em redes de ensino públicas do Acre, Ceará e do Distrito Federal : reflexões curriculares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reconfiguração curricular | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The implementation of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2017 and the
subsequent High School Reform (2018) have sparked intense debates in Brazilian society and
academic community. This research was developed by the Study and Research Group on
Teaching Work, Didactics, and Organization of Pedagogical Work – Prodocência, within the
Graduate Program of the School of Education at the University of Brasília (UnB), under the
Teaching Profession, Curriculum, and Assessment (PDCA) Research Line, between 2021 and
2024. The study was guided by the central question: how were Formative Itineraries (FI)
incorporated into the high school curricular proposals of public education systems in Acre,
Ceará, and the Federal District. The general objective was to analyze how the FI in the New
High School Model (NEM) were developed in these states/FD, from which the following
specific objectives emerged: a) to investigate the curricular prescriptions from the education
departments of Acre, Ceará, and the Federal District for FI in the NEM; b) to understand how
education departments and regional education offices guide, monitor, and evaluate the
provision of FI by public schools; c) to identify the criteria used by education systems in
choosing FI and their repercussions on curricular restructuring; d) to discuss the meanings
attributed by educational administrators to FI and their implications for school work
organization; e) to understand how itineraries are offered considering regional, cultural, social,
economic, and educational specificities. The thesis maintains that the implementation of the
Base and the structuring of FI were permeated by complex and contradictory challenges,
considering tensions regarding their foundations, objectives, feasibility, and viability; revealing
a gap between educational theory and practice in the studied contexts. Methodologically, this
qualitative research employed a multiple case study approach (Yin, 2015), grounded in
Historical-Dialectical Materialism (Netto, 2011). Data were collected through document
analysis, questionnaires, and interviews with educational administrators from the capitals Rio
Branco, Fortaleza, and the Federal District. Data reading and organization utilized the Meaning
Core procedure (Aguiar; Ozella, 2006), generating four categories of analysis: philosophical
and epistemological perspectives; external determinations in teaching work; curricular
reorganization; and challenges faced by educational systems. Results revealed: a) that FI,
presented as curricular innovation, are strongly influenced by external determinations,
compromising teacher autonomy and educational quality; b) despite the flexibility proposal,
implementation faces significant structural and logistical barriers; c) the NEM model presents
implications such as the acceleration of youth education and reinforcement of social disparities
through dual education; d) there is political intentionality in Brazilian high school inequalities,
manifested through the adoption of market-oriented competency-based education and the
expropriation of teaching work; e) the deliberate project of maintaining the status quo promotes
fragmented education, especially for disadvantaged classes, under the pretext of the need for
early technical training; f) changes in legislation at the end of 2024, including the reduction of
minimum hours for FI, did not substantially alter the model's structural problems. Therefore,
this study advocates for the complete revocation of the NEM and the construction of a truly
inclusive and comprehensive educational project that meets the country's social and regional
demands, overcoming the perspective of isolated curricular reforms as a solution for quality
education of Brazilian youth. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|