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Título: | O trabalho pedagógico das professoras da sala de apoio à aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
Autor(es): | Macêdo, Lourdes Christina dos Santos de |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Trabalho pedagógico Sala de apoio à aprendizagem Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) |
Data de publicação: | 14-out-2025 |
Data de defesa: | 16-dez-2024 |
Referência: | MACÊDO, Lourdes Christina dos Santos de. O trabalho pedagógico das professoras da sala de apoio à aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2024. 233 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O trabalho pedagógico das professoras da Sala de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, tema deste trabalho, aponta as inquietações despertadas em 2022, quando questionava-se o trabalho pedagógico dessas profissionais no espaço instituído há pouco mais de uma década por meio de programa de atendimento a estudantes com Transtornos Funcionais Específicos. A problemática demarca a seguinte questão: Como se constitui o trabalho pedagógico da/o professora/or na Sala de Apoio à Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal? Para responder a tal questionamento, tem-se, como objetivo geral, desvelar o trabalho pedagógico da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem do Distrito Federal. Como objetivos específicos, caracterizar, de acordo com a legislação pertinente, o perfil da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem e sua relação com o Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem; analisar o trabalho da/o professora/or da Sala de Apoio à Aprendizagem nas diferentes Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, pautou-se no Materialismo Histórico-Dialético. Foram utilizadas fontes documentais que amparam a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa documental e bibliográfica deu suporte à investigação, além de depoimentos, questionários e entrevistas com professoras da Sala de Apoio à Aprendizagem. Como técnica para análise de dados buscou-se uma aproximação à Análise de Discurso Crítica. Quanto aos resultados têm-se um trabalho marcado por gênero, raça e classe, alienado, precarizado e intensificado. O trabalho pedagógico configura-se nas relações entre as professoras e seus estudantes, com indicadores de planejamento e avaliação como potenciadores para a aprendizagem. As considerações finais versam sobre a dialética que aponta a necessidade de inclusão dos estudantes e os elementos que configuram exclusão das professoras, negligenciadas pelo sistema. Assim, apontam-se proposições para a superação das dificuldades encontradas no e pelo trabalho pedagógico investigado e para que a Sala de Apoio possa se configurar como uma política pública de melhor envergadura. |
Abstract: | The pedagogical work of the teachers in the Learning Support Room of the State Department of Education of the Federal District, the subject of this work, highlights the concerns raised in 2022 when the pedagogical work of these professionals in the space established just over a decade ago through a program to assist students with Specific Functional Disorders was questioned. The problem outlines the following question: How is the pedagogical work of the teacher in the Learning Support Room of the State Department of Education of the Federal District constituted? To answer this question, the general objective is to unveil the pedagogical work of the teacher in the Learning Support Room of the Federal District. The specific objectives are to characterize, according to the relevant legislation, the profile of the teacher in the Learning Support Room and their relationship with the Specialized Learning Support Service; to analyze the work of the teacher in the Learning Support Room in the different Regional Education Coordinations of the Federal District. The methodology adopted, of a qualitative approach, was based on Historical-Dialectical Materialism. Documentary sources that support the State Department of Education of the Federal District were used. Documentary and bibliographical research supported the investigation, in addition to testimonies, questionnaires, and interviews with teachers from the Learning Support Room. As a technique for data analysis, an approach to Critical Discourse Analysis was sought. Regarding the results, there is work marked by gender, race, and class, alienated, precarious, and intensified. The pedagogical work is configured in the relationships between the teachers and their students, with planning and evaluation indicators as enhancers for learning. The final considerations discuss the dialectic that points to the need for student inclusion and the elements that configure the exclusion of teachers, neglected by the system. Thus, proposals are made to overcome the difficulties encountered in and by the investigated pedagogical work and for the Learning Support Room to be configured as a better public policy. |
Resumen: | El trabajo pedagógico de las profesoras de la Sala de Apoyo al Aprendizaje de la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal, tema de este trabajo, señala las inquietudes despertadas en 2022, cuando se cuestionaba el trabajo pedagógico de estas profesionales en el espacio instituido hace poco más de una década mediante un programa de atención a estudiantes con Trastornos Funcionales Específicos. La problemática delimita la siguiente cuestión: ¿Cómo se constituye el trabajo pedagógico de la profesora en la Sala de Apoyo al Aprendizaje de la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal? Para responder a esta pregunta, se tiene como objetivo general desvelar el trabajo pedagógico de la profesora de la Sala de Apoyo al Aprendizaje del Distrito Federal. Como objetivos específicos, caracterizar, de acuerdo con la legislación pertinente, el perfil de la profesora de la Sala de Apoyo al Aprendizaje y su relación con el Servicio Especializado de Apoyo al Aprendizaje; analizar el trabajo de la profesora de la Sala de Apoyo al Aprendizaje en las diferentes Coordinaciones Regionales de Enseñanza del Distrito Federal. La metodología adoptada, de enfoque cualitativo, se basó en el Materialismo Histórico-Dialéctico. Se utilizaron fuentes documentales que respaldan a la Secretaría de Estado de Educación del Distrito Federal. La investigación documental y bibliográfica dio soporte a la investigación, además de testimonios, cuestionarios y entrevistas con profesoras de la Sala de Apoyo al Aprendizaje. Como técnica para el análisis de datos, se buscó una aproximación al Análisis Crítico del Discurso. En cuanto a los resultados, se trata de un trabajo marcado por género, raza y clase, alienado, precarizado e intensificado. El trabajo pedagógico se configura en las relaciones entre las profesoras y sus estudiantes, con indicadores de planificación y evaluación como potenciadores del aprendizaje. Las consideraciones finales tratan sobre la dialéctica que señala la necesidad de inclusión de los estudiantes y los elementos que configuran la exclusión de las profesoras, desatendidas por el sistema. Así, se plantean propuestas para superar las dificultades encontradas en y por el trabajo pedagógico investigado y para que la Sala de Apoyo pueda configurarse como una política pública de mayor envergadura. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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