http://repositorio.unb.br/handle/10482/52681
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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RenanSilveiraHoltermann_DISSERT.pdf | 6,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Modelagem de riscos inerentes ao processo de avaliação CAPES para o curso de mestrado profissional em Administração Pública |
Autor(es): | Holtermann, Renan Silveira |
Orientador(es): | Chaim, Ricardo Matos |
Assunto: | Pós-graduação stricto sensu Dinâmica de sistemas Gestão de riscos educacionais Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Avaliação educacional |
Data de publicação: | 13-Out-2025 |
Data de defesa: | 18-Abr-2024 |
Referência: | HOLTERMANN, Renan Silveira. Modelagem de riscos inerentes ao processo de avaliação CAPES para o curso de mestrado profissional em Administração Pública. 2024. 226 f. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Através de avaliações de manutenção a CAPES analisa o desempenho dos programas de pós-graduação stricto sensu, indicando àqueles que terão acréscimo, manutenção ou decréscimo das suas notas. Essa atividade regulatória incide em risco aos programas, motivo pelo qual esta pesquisa dissertativa modelou os fatores de risco inerentes ao Mestrado Profissional em Administração Pública, com base na Ficha de Avaliação da Área 27 da CAPES. Utilizando a Dinâmica de Sistemas, a pesquisa coletou dados por meio de entrevista semiestruturada e de um diagnóstico de conhecimento. Foram identificados seis itens críticos relacionados à ficha de avaliação, vinculados aos quesitos Programa (1.3 e 1.4), Formação (2.2) e Impacto na Sociedade (3.1, 3.2 e 3.3). Os itens críticos direcionaram à modelagem do Diagrama de Estoque e Fluxo (DEF), apresentando as principais variáveis e pontos de atenção ao programa, representando de maneira holística o sistema em que se está imerso, onde se considerou tanto os aspectos regulatórios, quanto os interesses da IES e do programa. Destaca-se que 60% das variáveis utilizadas no DEF estão vinculadas à cinco categorias de riscos educacionais(de Pesquisa; Organizacionais; Reputacional; Aprendizagem e Ensino e; Relacionado ao processo educacional), com 1/3 das variáveis concentradas nas duas primeiras categorias. Os resultados revelaram que os quesitos da ficha de avaliação são interconectados, permitindo atender múltiplos itens através de ações integradas. Desta forma, programas de pós-graduação que integrem os requisitos regulatórios aos seus modelos de gerenciamento educacional podem extrair melhores resultados da avaliação da CAPES, além de prestarem melhores serviços à sua comunidade (discentes, docentes, pesquisadores e/ou sociedade civil). |
Abstract: | Through maintenance evaluations, CAPES analyzes the performance of stricto sensu graduate programs, indicating those that will receive an increase, maintenance, or decrease in their ratings. This regulatory activity poses risks to the programs, which is why this dissertation research modeled the inherent risk factors of the Professional Master’s in Public Administration, based on the Evaluation Form of CAPES Area 27. Using System Dynamics, the research collected data through semi-structured interviews and knowledge diagnostics. Six critical items related to the evaluation form were identified, linked to the "Programa" (1.3 and 1.4), "Formação" (2.2), and "Impacto na Sociedade" (3.1, 3.2, and 3.3) criteria. The critical items guided the modeling of the Stock and Flow Diagram (SFD), presenting the main variables and points of attention for the program, holistically representing the system in which it is embedded, considering both regulatory aspects and the interests of the HEI and the program. It is noteworthy that 60% of the variables used in the SFD are linked to five categories of educational risks (Research; Organizational; Reputational; Teaching and Learning; and Related to the Educational Process), with one-third of the variables concentrated in the first two categories. The results revealed that the criteria of the evaluation form are interconnected, allowing multiple items to be addressed through integrated actions. Thus, graduate programs that integrate regulatory requirements into their educational management models can achieve better results from the CAPES evaluation, in addition to providing better services to their community (students, faculty, researchers, and/or civil society). |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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