Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chaim, Ricardo Matos | pt_BR |
dc.contributor.author | Holtermann, Renan Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T21:00:44Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T21:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | HOLTERMANN, Renan Silveira. Modelagem de riscos inerentes ao processo de avaliação CAPES para o curso de mestrado profissional em Administração Pública. 2024. 226 f. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52681 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Através de avaliações de manutenção a CAPES analisa o desempenho dos programas
de pós-graduação stricto sensu, indicando àqueles que terão acréscimo, manutenção ou
decréscimo das suas notas. Essa atividade regulatória incide em risco aos programas, motivo pelo qual esta pesquisa dissertativa modelou os fatores de risco inerentes ao Mestrado
Profissional em Administração Pública, com base na Ficha de Avaliação da Área 27 da
CAPES. Utilizando a Dinâmica de Sistemas, a pesquisa coletou dados por meio de entrevista semiestruturada e de um diagnóstico de conhecimento. Foram identificados seis itens
críticos relacionados à ficha de avaliação, vinculados aos quesitos Programa (1.3 e 1.4),
Formação (2.2) e Impacto na Sociedade (3.1, 3.2 e 3.3). Os itens críticos direcionaram
à modelagem do Diagrama de Estoque e Fluxo (DEF), apresentando as principais variáveis e pontos de atenção ao programa, representando de maneira holística o sistema
em que se está imerso, onde se considerou tanto os aspectos regulatórios, quanto os interesses da IES e do programa. Destaca-se que 60% das variáveis utilizadas no DEF
estão vinculadas à cinco categorias de riscos educacionais(de Pesquisa; Organizacionais;
Reputacional; Aprendizagem e Ensino e; Relacionado ao processo educacional), com 1/3
das variáveis concentradas nas duas primeiras categorias. Os resultados revelaram que
os quesitos da ficha de avaliação são interconectados, permitindo atender múltiplos itens
através de ações integradas. Desta forma, programas de pós-graduação que integrem
os requisitos regulatórios aos seus modelos de gerenciamento educacional podem extrair
melhores resultados da avaliação da CAPES, além de prestarem melhores serviços à sua
comunidade (discentes, docentes, pesquisadores e/ou sociedade civil). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Modelagem de riscos inerentes ao processo de avaliação CAPES para o curso de mestrado profissional em Administração Pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação stricto sensu | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica de sistemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de riscos educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Through maintenance evaluations, CAPES analyzes the performance of stricto sensu
graduate programs, indicating those that will receive an increase, maintenance, or decrease in their ratings. This regulatory activity poses risks to the programs, which is why
this dissertation research modeled the inherent risk factors of the Professional Master’s in
Public Administration, based on the Evaluation Form of CAPES Area 27. Using System
Dynamics, the research collected data through semi-structured interviews and knowledge
diagnostics. Six critical items related to the evaluation form were identified, linked to
the "Programa" (1.3 and 1.4), "Formação" (2.2), and "Impacto na Sociedade" (3.1, 3.2,
and 3.3) criteria. The critical items guided the modeling of the Stock and Flow Diagram
(SFD), presenting the main variables and points of attention for the program, holistically
representing the system in which it is embedded, considering both regulatory aspects and
the interests of the HEI and the program. It is noteworthy that 60% of the variables used
in the SFD are linked to five categories of educational risks (Research; Organizational;
Reputational; Teaching and Learning; and Related to the Educational Process), with
one-third of the variables concentrated in the first two categories. The results revealed
that the criteria of the evaluation form are interconnected, allowing multiple items to be
addressed through integrated actions. Thus, graduate programs that integrate regulatory requirements into their educational management models can achieve better results
from the CAPES evaluation, in addition to providing better services to their community
(students, faculty, researchers, and/or civil society). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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