| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, José Mauro Barbosa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Göpfert, Mariana | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-13T16:38:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-13T16:38:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-13 | - |
| dc.date.submitted | 2025-01-13 | - |
| dc.identifier.citation | GÖPFERT, Mariana. A experiência teatral em tempo integral: sistematização de uma abordagem pedagógica na Escola Parque 210/211 sul. 2025. 144 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52661 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Recentemente, as Escolas Parque de Brasília passaram a oferecer educação em jornada
ampliada, visando à melhoria da qualidade da educação pública. Embora fundamentada em
diretrizes legais, curriculares, pedagógicas e operacionais voltadas para uma formação global e
democrática, a proposta tem enfrentado problematizações que contrariam a epistemologia
filosófica que a sustenta. Em jornadas de dez horas no ambiente escolar, as crianças têm
vivenciado momentos de alto estresse, enxergando nos professores figuras acolhedoras que, por
sua vez, vivenciam problematizações socioafetivas que influenciam a aprendizagem e aspectos
da formação integral. Nesse sentido, esta Dissertação sistematizou uma proposta por meio da
pedagogia teatral, contextualizada para a faixa etária de crianças do primeiro ano das séries
iniciais do Ensino Fundamental, a partir de experiências vivenciadas no âmbito de sala de aula.
A pesquisa foi baseada em Holliday (2006), que propõe uma “Sistematização de Experiência”
em “cinco tempos” como metodologia de pesquisa, na qual descreve e analisa uma práxis de
ensino de teatro em articulação entre prática e teoria. A proposta se utilizou de contação de
histórias e jogos teatrais, tencionando o fortalecimento dos aspectos socioemocionais para
crianças entre seis e sete anos de idade. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A experiência teatral em tempo integral : sistematização de uma abordagem pedagógica na Escola Parque 210/211 sul | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Formação integral | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pedagogia teatral | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Contação de histórias | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Jogos teatrais | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Recently, the “Escolas Parque” in Brasília began offering extended school hours in order to
improve the quality of public education. Despite being grounded in legal, curricular,
pedagogical, and operational guidelines oriented toward a holistic and democratic formation,
the proposal has faced challenges that run counter to the philosophical epistemology upon
which it is based. During ten-hour school days, children have experienced high levels of stress,
viewing their teachers as supportive figures who, face socio-affective issues that influence
learning and aspects of holistic development. In this context, the present project systematized a
proposal through theatrical pedagogy, tailored to the age group of children in the first year of
the early grades of elementary education, based on classroom experiences that aim at holistic
formation. The research drew upon Holliday (2006), who proposes an “Experience
Systematization” in “five phases” as a research methodology, describing and analyzing a theater
teaching praxis that integrates practice and theory. The proposal employed storytelling and
theatrical games, seeking to strengthen the socioemotional aspects of children aged six and
seven. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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