http://repositorio.unb.br/handle/10482/52622
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LeonardoCardinelliDeAraujo_DISSERT.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Gestão educacional baseada em dados : proposta de monitoramento da Política Nacional de Educação Digital (PNED) |
Autor(es): | Araujo, Leonardo Cardinelli de |
Orientador(es): | Melo, Adriana Almeida Sales de |
Assunto: | Políca Nacional de Educação Digital (PNED) Censo Escolar de Educação Básica Monitoramento Indicadores educacionais Educação digital |
Data de publicação: | 10-Out-2025 |
Data de defesa: | 20-Fev-2025 |
Referência: | ARAUJO, Leonardo Cardinelli de. Gestão educacional baseada em dados : proposta de monitoramento da Política Nacional de Educação Digital (PNED). 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituída pela Lei n° 14.533 de 2023, embora contemple toda a população brasileira, foi um marco regulatório que afetou particularmente o sistema da educação básica no Brasil por meio do seu eixo estruturante Educação Digital Escolar. Com a PNED, emergiu a necessidade de criação de procedimentos para a sua efetiva implementação. A presente pesquisa propõe, como objetivo central, um sistema de mensuração e monitoramento de indicadores relativos ao eixo Educação Digital Escolar da referida política. Para tanto, procedeu-se a uma análise aprofundada da Lei da PNED e do Censo Escolar da Educação Básica – coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a fim de se identificarem quais dispositivos legais são passíveis de mensuração dentro do atual formato do Censo Escolar, na hipótese de que este contém dados relacionados ao eixo Educação Digital Escolar. A partir de então, desenvolveu-se o protótipo de um painel de monitoramento dos indicadores propostos, sendo este o primeiro produto técnico da pesquisa. Nos resultados, notou-se a ausência, no modelo vigente do Censo Escolar, de indicadores essenciais ao acompanhamento do eixo estruturante em estudo, o que motivou a elaboração, como segundo produto técnico, de uma nota técnica ao INEP para adaptar os formulários de coleta de dados do Censo Escolar às demandas também da PNED. |
Abstract: | The National Digital Education Policy (PNED), established by Law No. 14,533 of 2023, although designed for the entire Brazilian population, was a regulatory milestone that particularly impacted the basic education system in Brazil through its structural axis, School Digital Education. With the PNED, the need arose to create procedures for its effective implementation. This research proposes, as its central objective, a system for measuring and monitoring indicators related to the School Digital Education axis of the policy. To this end, an in-depth analysis of the PNED Law and the Basic Education School Census – coordinated by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) – was conducted to identify which legal provisions can be measured within the current framework of the School Census, assuming that it contains data related to the School Digital Education axis. Subsequently, a prototype of a monitoring dashboard for the proposed indicators was developed, representing the first technical product of the research. The results revealed the absence, in the current model of the School Census, of essential indicators for tracking the structural axis under study. This led to the development of a second technical product: a technical note to INEP to adapt the School Census data collection forms to also meet the demands of the PNED. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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