http://repositorio.unb.br/handle/10482/52620| Fichier | Taille | Format | |
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| JanainaRodriguesPereira_DISSERT.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
| Titre: | Para além do acesso : os desafios e estratégias para assegurar a inclusão e permanência dos estudantes bolsistas no âmbito do CEBAS-educação |
| Auteur(s): | Pereira, Janaina Rodrigues |
| Orientador(es):: | Melo, Adriana Almeida Sales de |
| Assunto:: | Acesso à educação Permanência escolar Política educacional Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) |
| Date de publication: | 10-oct-2025 |
| Data de defesa:: | 28-mai-2025 |
| Référence bibliographique: | PEREIRA, Janaina Rodrigues. Para além do acesso: os desafios e estratégias para assegurar a inclusão e permanência dos estudantes bolsistas no âmbito do CEBAS-educação. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Résumé: | O presente estudo analisa a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS-Educação) e a sua relação com o acesso, inclusão e a permanência de estudantes bolsistas na educação superior no Brasil. A pesquisa é justificada por três fatores: (i) o impacto financeiro dessa certificação implica o gasto tributário de R$ 3,4 bilhões relacionados ao CEBAS-Educação em 2021; (ii) os questionamentos dos órgãos de controle e avaliação sobre o custo-benefício dessa renúncia; e (iii) as reivindicações dos bolsistas por melhorias no processo de inclusão. O problema central da investigação foi verificar se o CEBAS-Educação é um mecanismo de inclusão e permanência de estudantes bolsistas. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, utilizando pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e aplicação de questionários para entender os aspectos normativos e operacionais da política. Os resultados demonstram que, embora o CEBAS-Educação promova o acesso à educação superior, contribuindo às metas do Plano Nacional de Educação - PNE, especialmente a meta 12, incentivos à permanência de estudantes não foram priorizados na legislação CEBAS. O produto desta investigação, resultado de pesquisa empírica, é uma Nota Técnica contendo um sumário executivo da pesquisa com recomendações ao MEC e às entidades beneficentes para estimular ações de inclusão e permanência no contexto escolar. |
| Abstract: | This study analyzes the Certification of Charitable Social Assistance Entities in the Area of Education (CEBAS-Education) and its relationship with access, inclusion, and retention of scholarship students in higher education in Brazil. The research is justified by three factors: (i) the financial impact of this certification resulted in a tax expenditure of R$ 3.4 billion related to CEBAS-Education in 2021; (ii) scrutiny from oversight and evaluation bodies regarding the cost-effectiveness of this tax waiver; and (iii) demands from scholarship students for improvements in the inclusion process. The central research question was whether CEBASEducation functions as a mechanism for the inclusion and retention of scholarship students. A qualitative methodology was adopted, including bibliographic and documentary research, interviews, and the application of questionnaires to understand the normative and operational aspects of the policy. The results show that, although CEBAS-Education facilitates access to higher education—contributing to the goals of the National Education Plan (PNE), especially Goal 12—student retention incentives have not been prioritized in the CEBAS legislation. The output of this investigation, based on empirical research, is a Technical Note containing an executive summary of the findings and recommendations to the Ministry of Education and charitable entities to encourage actions aimed at inclusion and student retention within the educational context. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
| Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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