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Título: Os Centros de Ensino Especial do Distrito Federal no contexto do currículo
Autor(es): Pinheiro, Fernanda Kelly Gomes
Orientador(es): Kuchenbecker, Liege Gemelli
Assunto: Centros de Ensino Especial
Educação especial
CurrículosCurrículo educacional
Data de publicação: 10-Out-2025
Referência: PINHEIRO, Fernanda Kelly Gomes. Os Centros de Ensino Especial do Distrito Federal no contexto do currículo. 2025. 183 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente estudo visa analisar a constituição dos currículos nos Centros de Ensino Especial (CEE) do Distrito Federal (DF). Nas últimas décadas, com a ampliação da educação inclusiva em escolas comuns, a contínua presença de sujeitos com deficiência em escolas especializadas geram dúvidas sobre a prática da Educação Especial nessas escolas e o que se pretende ensinar para a formação desses sujeitos. Nesse contexto, a pesquisa emerge da necessidade de compreender o trabalho pedagógico realizado nos CEEs do DF, considerando as adequações curriculares e os desafios associados ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esta pesquisa traz a seguinte problematização: Como vem se constituindo o currículo nos Centros de Ensino Especial do DF? Assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender como vem se constituindo o currículo nos Centros de Ensino Especial do DF. Visando o entendimento dessa temática, será apresentada uma breve revisão de literatura sobre a Educação Especial e um panorama sobre a Educação Especial na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com base em seus documentos oficiais norteadores vigentes no ano de 2024. Buscamos compreender ainda de que forma o CEE constitui uma das possibilidades de oferta da Educação Especial para pessoas com Deficiência Intelectual (DI), Deficiências Múltiplas (DMU) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da SEEDF. Procuramos também compreender as concepções de currículo escolar, adequação curricular e Currículo Funcional no contexto da Educação Especial no DF. Além disso, buscamos identificar, nos documentos oficiais da SEEDF, a proposta curricular dos CEEs e as concepções curriculares adotadas nos CEEs do DF e verificar as relações entre o Currículo Funcional e o Currículo em Movimento da SEEDF, na proposta curricular dos CEEs do DF. O referencial teórico versa no campo dos Estudos Culturais em Educação, mais especificamente na linha dos Estudos Foucaultianos em Educação, a partir da ferramenta analítica normalização, além do suporte teórico de estudiosos que discutem o currículo. A metodologia adotada inclui pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa, focando na análise dos documentos oficiais distritais e federais. Como resultado da pesquisa, temos a in/exclusão e o controle social como efeitos do ensino nos CEEs do DF. Como produto técnico, sugere-se uma proposta de formação continuada aos professores e gestores dos CEEs, com foco em uma análise crítica do currículo praticado nos CEEs do DF, a fim de que esses profissionais possam refletir sobre o currículo e a organização escolar que ocorre nesse ambiente e possam ampliar suas competências pedagógicas.
Abstract: This study aims to analyze the constitution of curricula in the Special Education Centers (CEE) of Distrito Federal (DF). In recent decades, with the expansion of inclusive education in mainstream schools, the continued presence of students with disabilities in specialized schools raise questions about the practice of special education in these settings and what is intended to be taught for the development of these individuals. In this context, the research seeks to understand the pedagogical work carried out in the CEEs, considering curricular adaptations and the challenges inherent to the teaching and learning process. Consequently, the central research question guiding this investigation is: How has the curriculum been constituted in the Special Education Centers of the DF? The overall objective is, therefore, to understand this curriculum constitution process in the Special Education Centers. To address this topic, a concise literature review on Special Education will be presented, along with an overview of Special Education in Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), based on its official guiding documents effective in 2024. Furthermore, the investigation seeks to understand how the CEE is configured as a modality of Special Education provision for individuals with Intellectual Disability (ID), Multiple Disabilities (MD), and/or Autism Spectrum Disorder (ASD) in the context of SEEDF. The research also aims to understand the conceptions of school curriculum, curricular adaptation, and Functional Curriculum within the scope of Special Education in DF. Moreover, we seek to identify in SEEDF’s official documents, the curricular proposal of the CEEs, the curricular conceptions adopted, and to verify the connections between the Functional Curriculum and the SEEDF’s Curriculum in Motion within the curricular proposal of the CEEs in DF. The theoretical framework deals with the field of Cultural Studies in Education, specifically within the tradition of Foucaultian Studies in Education. This is supported by the analytical tool of normalization, complemented by authors who discuss curriculum. The methodology adopted is qualitative, involving documentary and bibliographic research, focusing on the analysis of district and federal official documents. As a result of the research, in/exclusion and social control emerge as effects of teaching in the CEEs of DF. As a technical product, the study proposes a continuing education initiative for teachers and school managers of the CEEs, focusing on a critical analysis of the curriculum practiced in these centers. This aims to enable these professionals to reflect on the curriculum and school organization that takes place in this environment, thereby expanding their pedagogical competencies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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