Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52603
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MariliaDeSouzaNetto_DISSERT.pdf619,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: "Dont cry for me", Argentina : como o federalismo contribuiu para a crise econômica atual na Argentina e afetou a sua democracia
Autor(es): Souza Netto, Marília de
Orientador(es): Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto: Economia - Argentina
Instituições
Argentina
Federalismo fiscal
Teoria de Rentismo
Democracia
Data de publicação: 9-Out-2025
Referência: SOUZA NETTO, Marília de. "Dont cry for me", Argentina: como o federalismo contribuiu para a crise econômica atual na Argentina e afetou a sua democracia. 2025. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Argentina é um país que tem passado por crises econômicas nas últimas duas décadas. Para descobrir o porquê dessa situação, é analisado o papel das instituições na economia e a sua influência na performance econômica do país, assim como em sua democracia. De forma mais específica, é estudado o federalismo fiscal da Argentina e sua disfuncionalidade. Com base no artigo de Gervasoni (2010), é elaborado um índice de democracia subnacional para cada província argentina e a Cidade de Buenos Aires, o qual é a variável dependente em um modelo de efeitos aleatórios. Utilizando esse modelo, observamos a influência do repasse dos recursos federais para as províncias em sua democracia, além da influência do líder nacional. Com os resultados obtidos, concluímos que tanto as transferências federais quanto o líder nacional têm um impacto na democracia subnacional.
Abstract: Argentina is a country that has experienced economic crises over the last two decades. To find out why, the role of institutions in the economy and their influence on a country's economic performance, as well as in its democracy, is analyzed. Specifically, it examines Argentina’s fiscal federalism is studied and its dysfunctionality. Based on the article by Gervasoni (2010), an index of subnational democracy is developed for each Argentine province and the city of Buenos Aires, which is the dependent variable in a random effects model. Using this model, we observe the influence of the transfer of federal resources to the provinces on their democracy, as well as the influence of the national leader with the results obtained, we conclude that both federal transfers and the national leader have an impact on subnational democracy
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.