Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52581
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2025_JoaoPauloCoutoDeOliveira_DISSERT.pdf295,07 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Planejando o futuro : como professores de TIC abordam a aposentadoria e a vida pós-carreira
Auteur(s): Oliveira, João Paulo Couto de
Orientador(es):: Canedo, Edna Dias
Assunto:: Tecnologia da informação e da comunicação
Professores universitários
Aposentadoria
Date de publication: 9-oct-2025
Référence bibliographique: OLIVEIRA, João Paulo Couto de. Planejando o futuro: como professores de TIC abordam a aposentadoria e a vida pós-carreira. 2025. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Contexto: A aposentadoria de professores pode variar em termos de entusiasmo e relutância, com alguns a encarando como um novo começo e outros como uma continuação intensificada do esforço acadêmico. Considerada um processo em evolução, a aposentadoria dos professores está se tornando cada vez mais relevante devido ao envelhecimento da força de trabalho acadêmica nas Instituições de Ensino Superior (IES) ao redor do mundo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar os aspectos humanos, organizacionais, legais e regulatórios que podem impactar o processo de aposentadoria dos professores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Método: realizamos um survey com 176 professores de TIC de diversas universidades do país para coletar dados sobre suas percepções e preparações para a aposentadoria. Resultados: nossos achados revelam que a maioria dos professores começam a se preocupar com a aposentadoria no início (31.3%) ou na metade de sua carreira (21.6%). Mais de 64% dos professores planejam dedicar-se a atividades de lazer e viagens após a aposentadoria, além de continuar contribuindo academicamente com pesquisas. Além disso, muitos afirmaram estar fazendo uma reserva financeira durante a vida ativa para complementar a renda e manter seu padrão de vida. Conclusão: Os professores de TIC estão cada vez mais conscientes da importância de planejar a aposentadoria, com muitos adotando estratégias para garantir um futuro confortável e continuar suas contribuições acadêmicas. A reserva financeira e o planejamento para atividades pós-carreira são aspectos importantes desse processo. Entretanto, a maioria das universidades não oferecem cursos de capacitação para prepará-los para a aposentadoria.
Abstract: Context: Professors’ attitudes toward retirement vary widely, ranging from enthusiasm to reluctance. Some see it as a new beginning, while others perceive it as an intensified continuation of their academic efforts. As an evolving process, professor retirement is becoming increasingly relevant due to the aging academic workforce in higher education institutions worldwide. Goal: This study aims to investigate the human, organizational, legal, and regulatory factors that may affect the retirement process of Information and Communication Technology (ICT) professors. Method: We conducted a survey with 176 ICT professors from various universities across the country to gather data on their perceptions and preparations for retirement. Results: Our findings reveal that most professors begin to consider retirement early (31.3%) or mid-career (21.6%). Over 64% plan to engage in leisure activities and travel after retirement, while continuing to contribute to academic research. Additionally, many reported building a financial reserve during their active professional life to supplement their income and maintain their standard of living. Conclusion: ICT professors are increasingly aware of the importance of retirement planning, with many adopting strategies to ensure a comfortable future and continue their academic contributions. Financial reserves and post-career activity planning are key aspects of this process. However, most universities do not offer training courses to prepare them for retirement.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52581/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.