http://repositorio.unb.br/handle/10482/52561
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_CatalinaMariaGutierrezGongora_TESE.pdf | 6,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Responsabilidad científica en el contexto del derecho a la ciencia en Colombia |
Outros títulos: | Responsabilidade científica no contexto do direito à ciência na Colômbia |
Autor(es): | Góngora, Catalina María Gutiérrez |
Orientador(es): | Santana, Ana Claudia Farranha |
Coorientador(es): | Junquilho, Tainá Aguiar |
Assunto: | Justiça epistêmica Ciência Impactos socioambientais Desenvolvimento tecnológico Ética |
Data de publicação: | 8-Out-2025 |
Data de defesa: | 30-Mai-2025 |
Referência: | GÓNGORA, Catalina María Gutiérrez. Responsabilidad científica en el contexto del derecho a la ciencia en Colombia. 2025. 186 f., il. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa analisa criticamente e de forma transdisciplinar os dilemas éticos do progresso científico em articulação com a governança, o direito humano à ciência e a responsabilidade científica em contextos de desigualdade estrutural. Metodologicamente, a pesquisa é estruturada como um estudo de caso qualitativo, centrado na Sentença T-622 de 2016 da Corte Constitucional da Colômbia, que reconheceu o rio Atrato como sujeito de direitos. A partir deste caso paradigmático, examina-se como os desenvolvimentos científico-tecnológicos afetam os direitos coletivos, os saberes ancestrais e a diversidade cultural, especialmente em territórios étnicos historicamente marginalizados. O referencial teórico abrange noções-chave como extrativismo cognitivo, colonialismo do conhecimento, bioprospecção e o direito humano à ciência em suas dimensões de acesso, participação e benefício. Além disso, propõe uma releitura da governança científica sob a ótica da justiça epistêmica e do constitucionalismo ecológico, destacando a necessidade de práticas científicas responsáveis e da antecipação ética diante dos impactos socioambientais do desenvolvimento tecnológico. O estudo de caso estrutura-se em torno de três categorias analíticas: (i) extrativismo cognitivo e colonialismo epistêmico; (ii) conexão estrutural entre direitos humanos e diversidade cultural; e (iii) responsabilidade científica e constituição ecológica. Essa abordagem permite evidenciar as tensões entre ciência, poder e justiça, bem como formular propostas normativas e institucionais voltadas à democratização do conhecimento e à proteção dos territórios bioculturais. O estudo conclui com recomendações destinadas a fortalecer uma governança científica inclusiva e ética na Colômbia. |
Abstract: | This research addresses critically and transdisciplinarity the ethical dilemmas of scientific progress in relation to governance, the human right to science, and scientific responsibility in contexts of structural inequality. Methodologically, the research is designed as a qualitative case study, focusing on the 2016 ruling T-622 of the Constitutional Court of Colombia, which recognized the Atrato River as a subject of rights. Through this paradigmatic case, the study examines how scientific and technological developments affect collective rights, ancestral knowledge, and cultural diversity, particularly in historically marginalized ethnic territories. The theoretical framework encompasses key notions such as cognitive extractivism, knowledge colonialism, bioprospecting, and the human right to science in its dimensions of access, participation, and benefit. Additionally, the thesis proposes a re-interpretation of scientific governance through the lens of epistemic justice and ecological constitutionalism, emphasizing the need for responsible scientific practices and ethical anticipation of the socio-environmental impacts of technological development. The case study is structured around three main categories of analysis: (i) cognitive extractivism and epistemic colonialism; (ii) the structural connection between human rights and cultural diversity; and (iii) scientific responsibility and the ecological constitution. This approach reveals tensions between science, power, and justice, and formulates normative and institutional proposals aimed at democratizing knowledge and protecting biocultural territories. The study concludes with recommendations to strengthen inclusive and ethical scientific governance in Colombia. |
Resumen: | Esta investigación aborda de forma crítica y transdisciplinaria los dilemas éticos del progreso científico, en diálogo con la gobernanza, el derecho humano a la ciencia y la responsabilidad científica en contextos de desigualdad estructural. La investigación se articula metodológicamente como un estudio de caso de tipo cualitativo, centrado en la Sentencia T-622 de 2016 de la Corte Constitucional de Colombia, que reconoció al río Atrato como sujeto de derechos. A través de este caso paradigmático, se examina la forma en que los desarrollos científico-tecnológicos inciden en los derechos colectivos, los saberes ancestrales y la diversidad cultural, particularmente en territorios étnicos históricamente marginados. El marco teórico incluye nociones clave como el extractivismo cognitivo, el colonialismo del conocimiento, la bioprospección, y el derecho humano a la ciencia en sus dimensiones de acceso, participación y beneficio. Asimismo, propone una relectura de la gobernanza científica desde una perspectiva de justicia epistémica y constitucionalismo ecológico, resaltando la necesidad de prácticas científicas responsables y de una anticipación ética frente a los impactos socioambientales del desarrollo tecnológico. El estudio del caso se estructura en torno a tres categorías de análisis: (i) el extractivismo cognitivo y el colonialismo epistémico; (ii) la conexión estructural entre derechos humanos y diversidad cultural; y (iii) la responsabilidad científica y la constitución ecológica. Esta aproximación permite evidenciar las tensiones entre ciencia, poder y justicia, así como formular propuestas normativas e institucionales orientadas a la democratización del conocimiento y a la protección de los territorios bioculturales. El estudio concluye con recomendaciones orientadas a fortalecer la gobernanza inclusiva y ética de la ciencia en Colombia. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Direito (FD) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.