http://repositorio.unb.br/handle/10482/52470
Title: | Um panorama das políticas educacionais do Brasil e as atuais perspectivas em educação |
Authors: | Gomes, Beatriz Miranda Melo, Adriana Almeida de Sales |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-9334-0092 https://orcid.org/0000-0002-6749-4725 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Direito à educação Educação - história Políticas educacionais Educação - financiamento - Brasil |
Issue Date: | 20-Jun-2023 |
Publisher: | FT Ltda |
Citation: | GOMES, Beatriz Miranda; MELO, Adriana Almeida de Sales. Um panorama das políticas educacionais do Brasil e as atuais perspectivas em educação. RevistaFT, Rio de Janeiro, v. 27, n. 123, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.8082832. Disponível em: https://revistaft.com.br/um-panorama-das-politicas-educacionais-do-brasil-e-as-atuais-perspectivas-em-educacao/. Acesso em: 01 jul. 2025. |
Abstract: | Este artigo apresenta um panorama dos principais antecedentes históricos das políticas públicas de educação do Brasil a fim de localizar as atuais políticas educacionais. Tem por objetivo a construção de uma leitura histórica em educação alinhada às atuais perspectivas para o setor. Dessa forma, abordaremos elementos que constituem as trajetórias da colônia, do império e da república, pertinentes à educação. Sendo assim, pretende-se demonstrar a complexidade dos processos educacionais que remetem a aparente dinâmica de circularidade às quais circundam as disputas do campo. Para atender aos objetivos do trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental relacionada com a temática, com vistas às leis de regulamentação e financiamento da educação. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
DOI: | 10.5281/zenodo.8082832 |
metadata.dc.relation.publisherversion: | https://revistaft.com.br/um-panorama-das-politicas-educacionais-do-brasil-e-as-atuais-perspectivas-em-educacao/ |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.