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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52442
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Titre: Um lírico cismado e moderno : interpretação do Brasil no primeiro Drummond
Autre(s) titre(s): A moody and modern lyrical poet : interpretation of Brazil in the first Carlos Drummond de Andrade
Auteur(s): Pilati, Alexandre Simões
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-1811-2118
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura
Assunto:: Andrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 - crítica e interpretação
Identidade nacional
Modernismo - Brasil
Poesia brasileira
Date de publication: 7-fév-2022
Editeur: Anita Garibaldi
Référence bibliographique: PILATI, Alexandre Simões. Um lírico cismado e moderno: interpretação do Brasil no primeiro Drummond. Revista Princípios: teoria, política e cultura, São Paulo, v. 41, n. 163, p. 187-207, 2022. DOI: https://orcid.org/0000-0003-1811-2118. Disponível em: https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/174. Acesso em: 02 jun. 2025.
Résumé: Este artigo apresenta uma leitura dos primeiros livros de poemas de Carlos Drummond de Andrade, considerando-os como uma superação precoce das principais contradições do primeiro momento do Modernismo brasileiro, especialmente no que se refere à expressão de uma identidade nacional através do resgate de uma brasilidade não oficial, como pretendido pelos primeiros modernistas. A hipótese central do artigo é a de que a poética do jovem Drummond configura-se formalmente para evidenciar os limites do projeto modernista ao constituir sobretudo uma poesia de desconfiança do nacionalismo modernista e de problematização da vida brasileira.
Abstract: This article presents a reading of Carlos Drummond de Andrade’s first books of poems, considering them as an early overcoming of the main contradictions of the first moment of Brazilian modernism, with special focus on the expression of a national identity through the rescue of an unofficial Brazilianness as intended by the early modernists. The main hypothesis of the article is that the poetics of young Drummond are formally configured to highlight the limits of the modernist project by constituting itself above all as a poetry of distrust to modernist nationalism and by problematizing Brazilian life.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Licença:: https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/174
DOI: https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.008
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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