Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52409
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoDigitalFormacao .pdf376,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Valtemir dos Santos-
dc.contributor.authorVersuti, Andrea Cristina-
dc.date.accessioned2025-09-08T13:14:24Z-
dc.date.available2025-09-08T13:14:24Z-
dc.date.issued2025-06-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. A educação digital na formação inicial do pedagogo: o que dizem os projetos pedagógicos de curso. Revista Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 8, e17009, 2025. DOI: 10.54033/cadpedv22n8-063. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/17009. Acesso em: 8 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52409-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a presença e o enfoque das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Pedagogia mais bem avaliados no Brasil, buscando compreender como a formação inicial prepara os futuros professores para o uso pedagógico dessas tecnologias. O estudo destaca a importância de uma formação que vá além do tecnicismo, promovendo o pensamento crítico, a inclusão digital e a apropriação criativa das mídias. A metodologia consistiu em análise documental dos PPCs de cinco instituições públicas federais, selecionadas por desempenho no Censo da Educação Superior de 2021. A análise revelou que, embora todos os cursos contemplem elementos relacionados às TDICs, a oferta curricular é majoritariamente concentrada na metade final do curso, com uma carga média de 155,6 horas/aula, representando cerca de 4,63% do total. As disciplinas tendem a abordar as tecnologias de forma mais técnica e instrumental, com lacunas em temas como cultura audiovisual, cidadania digital, linguagens midiáticas e multiletramentos. Os resultados indicam a necessidade de uma maior integração da cultura digital ao currículo, promovendo práticas pedagógicas críticas, criativas e colaborativas. Conclui-se que a formação inicial deve ampliar o foco para o desenvolvimento de competências críticas e éticas, preparando os professores para atuar como mediadores e agentes de transformação na sociedade digital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherStudies Publicações e Editora Ltda.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação digital na formação inicial do pedagogo : o que dizem os projetos pedagógicos de cursopt_BR
dc.title.alternativeThe digital education in the initial training of pedagogues : what the pedagogical projects of the course revealpt_BR
dc.title.alternativeLa educación digital en la formación inicial del pedagogo : o que revelan los proyectos pedagógicos de cursopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitaispt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.rights.licenseRevista Caderno Pedagógico - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.54033/cadpedv22n8-063pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to analyze the presence and focus of digital information and communication technologies (DICTs) in the Pedagogical Course Projects (PPC) of the best-rated Pedagogy courses in Brazil, seeking to understand how initial training prepares future teachers for the pedagogical use of these technologies. The study highlights the importance of training that goes beyond technicalities, promoting critical thinking, digital inclusion, and creative appropriation of media. The methodology consisted of a documentary analysis of the PPCs of five federal public institutions, selected by performance in the 2021 Higher Education Census. The analysis revealed that, although all courses include elements related to DICTs, the curricular offering is mostly concentrated in the final half of the course, with an average workload of 155.6 hours/class, representing approximately 4.63% of the total. The disciplines tend to approach technologies in a more technical and instrumental way, with gaps in topics such as audiovisual culture, digital citizenship, media languages and multiliteracies. The results indicate the need for greater integration of digital culture into the curriculum, promoting critical, creative and collaborative pedagogical practices. It is concluded that initial training should broaden its focus to the development of critical and ethical skills, preparing teachers to act as mediators and agents of transformation in the digital society.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo tuvo como objetivo analizar la presencia y el enfoque de las tecnologías digitales de información y comunicación (TDIC) en los Proyectos de Curso Pedagógico (PPC) de los cursos de Pedagogía mejor evaluados en Brasil, buscando comprender cómo la formación inicial prepara a los futuros profesores para el uso pedagógico de estas tecnologías. El estudio destaca la importancia de una formación que vaya más allá de los tecnicismos, promoviendo el pensamiento crítico, la inclusión digital y la apropiación creativa de los medios. La metodología consistió en un análisis documental de los PPC de cinco instituciones públicas federales, seleccionadas con base en su desempeño en el Censo de Educación Superior 2021. El análisis reveló que, si bien todos los cursos incluyen elementos relacionados con las TDIC, la oferta curricular se concentra mayorita riamente en la mitad final del curso, con una carga horaria promedio de 155,6 horas/clase, lo que representa aproximadamente el 4,63% del total. Las discipli nas tienden a abordar las tecnologías de un modo más técnico e instrumental, con lagunas en temas como la cultura audiovisual, la ciudadanía digital, los len guajes mediáticos y las multialfabetizaciones. Los resultados indican la necesidad de una mayor integración de la cultura digital en el currículo, promoviendo prácticas pedagógicas críticas, creativas y colaborativas. Se concluye que la formación inicial debe ampliar su enfoque hacia el desarrollo de competencias críticas y éticas, preparando a los docentes para actuar como mediadores y agentes de transformación en la sociedad digital.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.