Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade | - |
dc.contributor.author | Lima, Lorrainy Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T18:06:13Z | - |
dc.date.available | 2025-08-07T18:06:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Lorrainy Rocha. Trabalho de estudante: processo colaborativo com grafite. 2024. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52389 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação propõe uma metodologia de ensino, a partir de uma pesquisa-ação, que visa explorar o
Grafite como uma forma de colaboração e protagonismo entre estudantes em uma escola pública do
Distrito Federal. O objetivo é investigar os efeitos dessa prática colaborativa na expressão criativa, no
trabalho em equipe e protagonismo estudantil nos participantes, no contexto pós-pandêmico COVID19. A pesquisa será realizada por meio de observações da aplicação de uma proposta pedagógica que
utiliza o Grafite como ferramenta colaborativa. Para tanto serão feitos grupos focais, diário de bordo e
análise bibliográfica, buscando compreender como o Grafite pode promover a cooperação, a
comunicação e a interação positiva entre os estudantes envolvidos. Os resultados deste estudo podem
fornecer reflexões valiosas para educadores e profissionais da área de educação artística, auxiliando na
criação de propostas pedagógicas com práticas mais inclusivas e reflexivas por meio da colaboração. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalho de estudante : processo colaborativo com grafite | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grafite | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colaboração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação artística | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation proposes a teaching methodology, based on action research, aimed at exploring Grafite
as a form of collaboration and student empowerment in a public school in the Federal District. The goal is
to investigate the effects of this collaborative practice on creative expression, teamwork, and student
empowerment among participants in the post-COVID-19 pandemic context. The research will be conducted
through observations of the implementation of an educational proposal that uses Grafite as a collaborative
tool. For this purpose, focus groups, a diary of experiences, and bibliographical analysis will be carried
out, seeking to understand how Grafite can promote cooperation, communication, and positive interaction
among the involved students. The results of this study can provide valuable insights for educators and
professionals in the field of art education, assisting in the creation of pedagogical proposals with more
inclusive and reflective practices through collaboration. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|