Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52349
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2024_IsabelaOliveiraAzevedoTrindade_TESE.pdf2,57 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Estudo do perfil funcional preditor de desempenho em direção veicular on road entre motoristas idosos
Auteur(s): Trindade, Isabela Oliveira Azevedo
Orientador(es):: Nóbrega, Otávio de Tolêdo
Assunto:: Direção veicular
Idosos
Trânsito
Função física
Date de publication: 25-jui-2025
Référence bibliographique: TRINDADE, Isabela Oliveira Azevedo. Estudo do perfil funcional preditor de desempenho em direção veicular on road entre motoristas idosos. 2024. 150 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A população global de condutores idosos licenciados registrou um aumento notável. Sabese que as alterações físicas e cognitivas são inerentes ao processo de envelhecimento. As deficiências sensoriais, cognitivas e físicas entre os motoristas estão associadas ao risco de acidentes e ao pior desempenho ao dirigir. Nesse contexto, o impacto das deficiências físicas no desempenho na estrada permanece insuficientemente compreendido, especialmente na população brasileira, destacando a necessidade de avaliar a aptidão para dirigir nesse grupo demográfico. O objetivo deste estudo foi avaliar a função física de motoristas idosos brasileiros residentes na comunidade em domínios relevantes para a direção e, em seguida, associar esses achados ao desempenho desses motoristas em um exame de direção padronizado em condições reais de trânsito urbano. Uma amostra de 139 voluntários (idade média de 70,7 anos) realizou testes para avaliar a funcionalidade física antes da avaliação na estrada em uma rota média padronizada de 10 km em estradas urbanas. Neste estudo não houve associação entre funcionalidade física e aptidão geral para dirigir. Erros em manobras específicas (dirigir em cruzamentos, mudar de faixa e entrar em faixas) foram associados a declínio em velocidade de caminhada. Um desempenho prejudicado em direção foi associado com alteração no desempenho em avaliação de marcha, podendo ser um instrumento importante na decisão sobre a aptidão de condução em idosos.
Abstract: The global population of licensed elderly drivers has seen a notable increase. It is known that physical and cognitive changes are inherent to the aging process. Sensory, cognitive and physical impairments among drivers are associated with the risk of accidents and poorer driving performance. In this context, the impact of physical disabilities on road performance remains insufficiently understood, especially in the Brazilian population, highlighting the need to assess fitness to drive in this demographic group. The objective of this study was to evaluate the physical function of community-dwelling elderly Brazilian drivers in domains relevant to driving and then associate these findings with these drivers' performance on a standardized driving test in real-world urban traffic conditions. A sample of 139 volunteers (mean age 70.7 years) performed tests to assess physical functioning prior to the on-road assessment on an average standardized 10km route on urban roads. In this study, there was no association between physical functionality and general ability to drive. Errors in specific maneuvers (driving through intersections, changing lanes, and entering lanes) have been associated with declines in walking speed. Impaired driving performance was associated with changes in gait assessment performance, and may be an important tool in deciding on driving fitness in the elderly.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52349/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.