http://repositorio.unb.br/handle/10482/52311
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_RhaissaAndressaRamosDeSousa_TESE.pdf | 14,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação dos efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo de estudantes superdotados |
Autor(es): | Sousa, Rhaissa Andrêssa Ramos de |
Orientador(es): | Fleith, Denise de Souza |
Assunto: | Altas habilidades/superdotação Bem-estar subjetivo Desenvolvimento emocional Estudantes |
Data de publicação: | 5-Jun-2025 |
Data de defesa: | 28-Nov-2024 |
Referência: | SOUSA, Rhaissa Andrêssa Ramos de. Avaliação dos efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo de estudantes superdotados. 2024. 199 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. |
Resumo: | O interesse crescente em entender o fenômeno da superdotação para além do conceito de quociente intelectual ou de critérios de produtividade, ressaltando os pontos fortes em detrimento de possíveis dificuldades emocionais, evidencia a necessidade de se examinar o papel de variáveis socioemocionais no desenvolvimento dos superdotados. Nesse viés, Renzulli (2005, 2012) destaca seis fatores cocognitivos que contribuem para o desenvolvimento dos indivíduos com potencial superior: otimismo, coragem, paixão por um tema, sensibilidade às preocupações humanas, energia física e mental e senso de destino. Tais fatores contribuem para o aumento do comprometimento social e para a promoção da saúde mental e bem-estar dos estudantes superdotados. Também Pfeiffer (2013, 2018a) sinaliza a importância das forças de caráter ou forças pessoais no desenvolvimento de talentos, especialmente a humildade, persistência, generosidade, gratidão, entusiasmo e senso de humor, para o bem-estar, satisfação com a vida e autorrealização dos superdotados. Reconhecendo a importância do suporte socioemocional para o desenvolvimento das pessoas com altas habilidades, uma vez que viabilizam a construção de experiências afetivas únicas, este estudo teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo de estudantes superdotados das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Esta pesquisa foi construída por meio do uso de método misto—quantitativo e qualitativo. Participaram do estudo 39 estudantes que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), distribuídos entre Grupo de Tratamento (n=22) e Controle (n=17), além de duas professoras do atendimento. O programa desenvolvido neste estudo, nomeado FloreSer, foi elaborado para enfatizar potencialidades e destacar os pontos fortes dos estudantes, e foi implementado por meio de dinâmicas e discussões ancoradas nos referenciais de Renzulli (1990, 2002, 2005, 2012 e Pfeiffer (2013, 2016, 2018a, 2018b), bem como na proposta elaborada pelo grupo da Collaborative for Academic, Social and Emocional Learning (CASEL), sobre aprendizagem socioemocional (Socioemotional Learning – SEL), cujo princípio destaca que aspectos sociais e emocionais podem ser ensinados e aprendidos em espaços escolares, contribuindo para a felicidade e o bem-estar dos estudantes. O programa foi organizado em 10 encontros semanais de 1h30 cada, com foco nos seguintes eixos: autoconhecimento, autogestão, consciência social, habilidades interpessoais e tomada de decisão responsável. Aos estudantes foram aplicados os seguintes instrumentos: Escala de Bem-estar Psicológico (Ruff & Essex, 1992 – adaptada e validada para o contexto brasileiro por Machado & Bandeira, 2010), Escala de Bem-estar Subjetivo (Albuquerque & Tróccoli, 2004), Escala de Forças do Caráter (Noronha & Barbosa, 2016), Life Orientation Test (LOT-R, Bastianello et al., 2014), além de um questionário de avaliação do programa. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com as professoras. A análise dos dados provenientes das escalas foi realizada por meio do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences), na versão 25.0, mediante análises estatísticas e inferenciais. Os dados oriundos do questionário de avaliação do programa foram analisados por meio de estatística descritiva e análise temática. Utilizou-se análise temática para tratar os relatos obtidos a partir das entrevistas. Os resultados sugeriram que o programa de desenvolvimento socioemocional impactou no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo dos estudantes que participaram da intervenção. No que diz respeito à análise intragrupos, no Grupo de Tratamento, foram observadas diferenças significativas entre pré e pós-teste nas quatro medidas, com médias superiores no pós-teste. Já em relação ao Grupo de Controle, não foram observadas diferenças significativas entre pré e pós-teste. Na análise intergrupos, não foram identificadas diferenças significativas entre os grupos no pré-teste. Contudo, os achados revelam diferenças significativas entre os dois grupos, no pós-teste, nas medidas de bem-estar psicológico e forças de caráter, com o Grupo de Tratamento apresentando médias superiores. Quanto à avaliação do programa, os estudantes analisaram as intervenções positivamente como “Excelente” e “Boa”, e reconheceram o impacto gerado na vida pessoal por meio das reflexões realizadas. No entanto, sinalizaram o acesso limitado à discussão de questões sociais e emocionais tanto no contexto escolar quanto familiar. No que se refere ao resultado das entrevistas com as professoras, de maneira geral, as docentes ressaltaram a relevância de trabalhar os aspectos socioemocionais na educação dos superdotados. As profissionais relataram ainda que esses estudantes muitas vezes estão inseridos em contextos de cobranças sociais mais ampliadas e, por essa razão, dedicar-se à dimensão emocional é primordial para o desenvolvimento desse público. Todavia, apontaram lacunas na formação inicial e continuada sobre esse tema, ao tempo que ratificaram a importância da parceria com instituições de ensino, pesquisa e extensão como a Universidade de Brasília. Nessa direção, sugere-se: (a) implementação de programas de desenvolvimento socioemocional no serviços de atendimento ao estudante superdotado; (b) construção de programas de formação de professores, psicólogos escolares e agentes da comunidade escolar acerca do desenvolvimento socioemocional do superdotado, com ênfase na potencialidade; (c) utilização de estratégias socioemocionais para impulsionar o desenvolvimento dos estudantes superdotados; e (d) realização de encontros psicoeducativos aliados a rodas de conversas para familiares com o intuito de difundir informações sobre a temática. |
Abstract: | The growing interest in understanding the phenomenon of giftedness beyond the concept of intellectual quotient or productivity criteria, highlighting strengths over potential emotional difficulties, underscores the need to examine the role of socio-emotional variables in the development of gifted individuals. In this regard, Renzulli (2005, 2012) highlights six cocognitive factors integral to nurturing high-potential individuals: optimism, courage, passion for a subject, sensitivity to human concerns, physical and mental energy, and a sense of destiny. These factors not only foster social commitment but also promote the mental health and wellbeing of gifted students. Similarly, Pfeiffer (2013, 2018a) emphasizes the importance of character strengths—such as humility, persistence, generosity, gratitude, enthusiasm, and humor—in supporting the life satisfaction, well-being, and self-fulfillment of gifted individuals. Recognizing the critical role of socio-emotional support in cultivating the unique affective experiences of gifted students, this study aims to investigate the effects of a socio-emotional development program on the psychological and subjective well-being, character strengths, and optimism of gifted students in the final grades of elementary and secondary education. In this research was used a mixed—quantitative and qualitative—method. Thirty-nine students, who attended the Specialized Educational Service for Students with High Ability/Giftedness within the Secretary of Education of the Federal District (SEEDF), participated. They were divided into a Treatment Group (n=22) and a Control Group (n=17), alongside two teachers from the service. The program developed in this study, titled FloreSer, was structured to emphasize students’ strengths and potential, utilizing activities and discussions based on the frameworks of Renzulli (1990, 2002, 2005, 2012) and Pfeiffer (2013, 2016, 2018a, 2018b), as well as the socioemotional learning (SEL) model proposed by the Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL). The SEL model promotes the principle that social and emotional skills can be taught and cultivated in educational settings, thereby enhancing students' wellbeing and happiness. The FloreSer program consisted of 10 weekly sessions, each lasting 1.5 hours, and focused on five core areas: self-knowledge, self-management, social awareness, interpersonal skills, and responsible decision-making. The following instruments were administered to the student participants: the Psychological Well-Being Scale (Ruff & Essex, 1992 – adapted and validated for the Brazilian context by Machado & Bandeira, 2010), the Subjective Well-Being Scale (Albuquerque & Tróccoli, 2004), the Character Strengths Scale (Noronha & Barbosa, 2016), and the Life Orientation Test (LOT-R, Bastianello et al., 2014). Additionally, a program evaluation questionnaire was used, and a semi-structured interview was conducted with the teachers. Data from the scales were analyzed using SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), version 25.0, employing both statistical and inferential analyses. Program evaluation data were examined through descriptive statistics and thematic analysis, while interview responses were analyzed through thematic analysis. The results indicated that the socio-emotional development program influenced on psychological and subjective well-being, character strengths, and optimism of the students who participated. Within-group analysis for the Treatment Group revealed significant pre- to post-test differences across all four measures, with higher post-test averages. As for the Control Group, no significant pre- to post-test differences were observed. In between-group analysis, no significant differences emerged between groups at the pre-test. However, post-test comparisons showed significant differences between the Treatment and Control Groups on measures of psychological well-being and character strengths, with the Treatment Group displaying higher mean scores. Regarding program evaluation, students rated the interventions positively, marking them as “Excellent” and “Good,” and acknowledged the personal impact of the program through self-reflection. However, they noted limited access to discussions around social and emotional topics both in the school and family context. In the teacher interviews, participants generally emphasized the critical role of addressing socioemotional factors in educating gifted students. Teachers also reported that these students are often situated in environments with heightened social expectations, and for this reason, focusing on the emotional dimension is essential for the development of this group. They also pointed out a need for enhanced professional development in socioemotional support and reinforced the value of collaboration with higher education institutions, such as the University of Brasília. Based on these findings, the following recommendations are proposed: (a) implementing socioemotional development programs within services for gifted students; (b) offering specialized training for teachers, school psychologists, and school community agents focused on the socioemotional development of gifted students, emphasizing their strengths; (c) employing socioemotional strategies to support these students development; and (d) organizing psychoeducational meetings and discussion groups for family members to disseminate information on this topic. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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