Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fleith, Denise de Souza | - |
dc.contributor.author | Sousa, Rhaissa Andrêssa Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T17:06:20Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T17:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rhaissa Andrêssa Ramos de. Avaliação dos efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo de estudantes superdotados. 2024. 199 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52311 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O interesse crescente em entender o fenômeno da superdotação para além do conceito de
quociente intelectual ou de critérios de produtividade, ressaltando os pontos fortes em
detrimento de possíveis dificuldades emocionais, evidencia a necessidade de se examinar o
papel de variáveis socioemocionais no desenvolvimento dos superdotados. Nesse viés, Renzulli
(2005, 2012) destaca seis fatores cocognitivos que contribuem para o desenvolvimento dos
indivíduos com potencial superior: otimismo, coragem, paixão por um tema, sensibilidade às
preocupações humanas, energia física e mental e senso de destino. Tais fatores contribuem para
o aumento do comprometimento social e para a promoção da saúde mental e bem-estar dos
estudantes superdotados. Também Pfeiffer (2013, 2018a) sinaliza a importância das forças de
caráter ou forças pessoais no desenvolvimento de talentos, especialmente a humildade,
persistência, generosidade, gratidão, entusiasmo e senso de humor, para o bem-estar, satisfação
com a vida e autorrealização dos superdotados. Reconhecendo a importância do suporte
socioemocional para o desenvolvimento das pessoas com altas habilidades, uma vez que
viabilizam a construção de experiências afetivas únicas, este estudo teve como objetivo
investigar os efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar
psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo de estudantes superdotados das séries
finais do ensino fundamental e do ensino médio. Esta pesquisa foi construída por meio do uso
de método misto—quantitativo e qualitativo. Participaram do estudo 39 estudantes que
frequentavam o Atendimento Educacional Especializado ao Estudante com Altas
Habilidades/Superdotação da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), distribuídos
entre Grupo de Tratamento (n=22) e Controle (n=17), além de duas professoras do
atendimento. O programa desenvolvido neste estudo, nomeado FloreSer, foi elaborado para
enfatizar potencialidades e destacar os pontos fortes dos estudantes, e foi implementado por
meio de dinâmicas e discussões ancoradas nos referenciais de Renzulli (1990, 2002, 2005, 2012 e Pfeiffer (2013, 2016, 2018a, 2018b), bem como na proposta elaborada pelo grupo da
Collaborative for Academic, Social and Emocional Learning (CASEL), sobre aprendizagem
socioemocional (Socioemotional Learning – SEL), cujo princípio destaca que aspectos sociais
e emocionais podem ser ensinados e aprendidos em espaços escolares, contribuindo para a
felicidade e o bem-estar dos estudantes. O programa foi organizado em 10 encontros semanais
de 1h30 cada, com foco nos seguintes eixos: autoconhecimento, autogestão, consciência social,
habilidades interpessoais e tomada de decisão responsável. Aos estudantes foram aplicados os
seguintes instrumentos: Escala de Bem-estar Psicológico (Ruff & Essex, 1992 – adaptada e
validada para o contexto brasileiro por Machado & Bandeira, 2010), Escala de Bem-estar
Subjetivo (Albuquerque & Tróccoli, 2004), Escala de Forças do Caráter (Noronha & Barbosa,
2016), Life Orientation Test (LOT-R, Bastianello et al., 2014), além de um questionário de
avaliação do programa. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com as professoras. A
análise dos dados provenientes das escalas foi realizada por meio do programa SPSS (Statistical
Package for Social Sciences), na versão 25.0, mediante análises estatísticas e inferenciais. Os
dados oriundos do questionário de avaliação do programa foram analisados por meio de
estatística descritiva e análise temática. Utilizou-se análise temática para tratar os relatos
obtidos a partir das entrevistas. Os resultados sugeriram que o programa de desenvolvimento
socioemocional impactou no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo
dos estudantes que participaram da intervenção. No que diz respeito à análise intragrupos, no
Grupo de Tratamento, foram observadas diferenças significativas entre pré e pós-teste nas
quatro medidas, com médias superiores no pós-teste. Já em relação ao Grupo de Controle, não
foram observadas diferenças significativas entre pré e pós-teste. Na análise intergrupos, não
foram identificadas diferenças significativas entre os grupos no pré-teste. Contudo, os achados
revelam diferenças significativas entre os dois grupos, no pós-teste, nas medidas de bem-estar
psicológico e forças de caráter, com o Grupo de Tratamento apresentando médias superiores. Quanto à avaliação do programa, os estudantes analisaram as intervenções positivamente como
“Excelente” e “Boa”, e reconheceram o impacto gerado na vida pessoal por meio das reflexões
realizadas. No entanto, sinalizaram o acesso limitado à discussão de questões sociais e
emocionais tanto no contexto escolar quanto familiar. No que se refere ao resultado das
entrevistas com as professoras, de maneira geral, as docentes ressaltaram a relevância de
trabalhar os aspectos socioemocionais na educação dos superdotados. As profissionais
relataram ainda que esses estudantes muitas vezes estão inseridos em contextos de cobranças
sociais mais ampliadas e, por essa razão, dedicar-se à dimensão emocional é primordial para o
desenvolvimento desse público. Todavia, apontaram lacunas na formação inicial e continuada
sobre esse tema, ao tempo que ratificaram a importância da parceria com instituições de ensino,
pesquisa e extensão como a Universidade de Brasília. Nessa direção, sugere-se: (a)
implementação de programas de desenvolvimento socioemocional no serviços de atendimento
ao estudante superdotado; (b) construção de programas de formação de professores, psicólogos
escolares e agentes da comunidade escolar acerca do desenvolvimento socioemocional do
superdotado, com ênfase na potencialidade; (c) utilização de estratégias socioemocionais para
impulsionar o desenvolvimento dos estudantes superdotados; e (d) realização de encontros
psicoeducativos aliados a rodas de conversas para familiares com o intuito de difundir
informações sobre a temática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos efeitos de um programa de desenvolvimento socioemocional no bem-estar psicológico e subjetivo, forças de caráter e otimismo de estudantes superdotados | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar subjetivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The growing interest in understanding the phenomenon of giftedness beyond the concept of
intellectual quotient or productivity criteria, highlighting strengths over potential emotional
difficulties, underscores the need to examine the role of socio-emotional variables in the
development of gifted individuals. In this regard, Renzulli (2005, 2012) highlights six cocognitive factors integral to nurturing high-potential individuals: optimism, courage, passion
for a subject, sensitivity to human concerns, physical and mental energy, and a sense of destiny.
These factors not only foster social commitment but also promote the mental health and wellbeing of gifted students. Similarly, Pfeiffer (2013, 2018a) emphasizes the importance of
character strengths—such as humility, persistence, generosity, gratitude, enthusiasm, and
humor—in supporting the life satisfaction, well-being, and self-fulfillment of gifted individuals.
Recognizing the critical role of socio-emotional support in cultivating the unique affective
experiences of gifted students, this study aims to investigate the effects of a socio-emotional
development program on the psychological and subjective well-being, character strengths, and
optimism of gifted students in the final grades of elementary and secondary education. In this
research was used a mixed—quantitative and qualitative—method. Thirty-nine students, who
attended the Specialized Educational Service for Students with High Ability/Giftedness within
the Secretary of Education of the Federal District (SEEDF), participated. They were divided
into a Treatment Group (n=22) and a Control Group (n=17), alongside two teachers from the
service. The program developed in this study, titled FloreSer, was structured to emphasize
students’ strengths and potential, utilizing activities and discussions based on the frameworks
of Renzulli (1990, 2002, 2005, 2012) and Pfeiffer (2013, 2016, 2018a, 2018b), as well as the
socioemotional learning (SEL) model proposed by the Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL). The SEL model promotes the principle that social and emotional
skills can be taught and cultivated in educational settings, thereby enhancing students' wellbeing and happiness. The FloreSer program consisted of 10 weekly sessions, each lasting 1.5
hours, and focused on five core areas: self-knowledge, self-management, social awareness,
interpersonal skills, and responsible decision-making. The following instruments were
administered to the student participants: the Psychological Well-Being Scale (Ruff & Essex,
1992 – adapted and validated for the Brazilian context by Machado & Bandeira, 2010), the
Subjective Well-Being Scale (Albuquerque & Tróccoli, 2004), the Character Strengths Scale
(Noronha & Barbosa, 2016), and the Life Orientation Test (LOT-R, Bastianello et al., 2014).
Additionally, a program evaluation questionnaire was used, and a semi-structured interview
was conducted with the teachers. Data from the scales were analyzed using SPSS (Statistical
Package for the Social Sciences), version 25.0, employing both statistical and inferential
analyses. Program evaluation data were examined through descriptive statistics and thematic
analysis, while interview responses were analyzed through thematic analysis. The results
indicated that the socio-emotional development program influenced on psychological and
subjective well-being, character strengths, and optimism of the students who participated.
Within-group analysis for the Treatment Group revealed significant pre- to post-test differences
across all four measures, with higher post-test averages. As for the Control Group, no significant
pre- to post-test differences were observed. In between-group analysis, no significant
differences emerged between groups at the pre-test. However, post-test comparisons showed
significant differences between the Treatment and Control Groups on measures of
psychological well-being and character strengths, with the Treatment Group displaying higher
mean scores. Regarding program evaluation, students rated the interventions positively,
marking them as “Excellent” and “Good,” and acknowledged the personal impact of the
program through self-reflection. However, they noted limited access to discussions around social and emotional topics both in the school and family context. In the
teacher interviews, participants generally emphasized the critical role of addressing socioemotional factors in educating gifted students. Teachers also reported that these students are
often situated in environments with heightened social expectations, and for this reason, focusing
on the emotional dimension is essential for the development of this group. They also pointed
out a need for enhanced professional development in socioemotional support and reinforced the
value of collaboration with higher education institutions, such as the University of Brasília.
Based on these findings, the following recommendations are proposed: (a) implementing socioemotional development programs within services for gifted students; (b) offering specialized
training for teachers, school psychologists, and school community agents focused on the socioemotional development of gifted students, emphasizing their strengths; (c) employing
socioemotional strategies to support these students development; and (d) organizing
psychoeducational meetings and discussion groups for family members to disseminate
information on this topic. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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