Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52310
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_FranciscoDeJesusNeves_TESE.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Desenvolvimento do self dialógico de homens cis homossexuais submetidos a bullying homofóbico
Autor : Neves, Francisco de Jesus
Orientador(es):: Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu
Assunto:: Self dialógico
Homofobia - escolas
Bullying
Desenvolvimento do self
Estudantes
Fecha de publicación : 5-jun-2025
Citación : NEVES, Francisco de Jesus. Desenvolvimento do self dialógico de homens cis homossexuais submetidos a bullying homofóbico. 2024. 264 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024.
Resumen : Nos contextos educativos, os estudantes homossexuais e os que são percebidos como diferentes das expectativas tradicionais dos papéis de gêneros definidos pela cultura sofrem preconceito homofóbico relacionado à orientação sexual. As ações preconceituosas são sistemáticas e ocorrem por meio de piadas, brincadeiras, apelidos, insinuações, expressões desqualificantes e xingamentos. A presente Tese de doutorado, fundamentada na articulação entre a Psicologia Cultural Semiótica e a Teoria do Self Dialógico – TDS, adota uma abordagem metodológica qualitativa e longitudinal ao analisar a trajetória de desenvolvimento do Sistema de Self Dialógico – SSD de três jovens homossexuais submetidos a situações de bullying homofóbico em diferentes etapas de escolarização. Buscou-se identificar e analisar, no discurso narrativo dos jovens, significações de si, vivências, experiências, expectativas para o futuro, bem como recursos pessoais, simbólicos e culturais utilizados como mecanismos de resiliência e possível superação das situações de bullying homofóbico. Os resultados foram analisados e discutidos considerando os seguintes eixos temáticos: 1) O corpo como signo; 2) Culpabilização dos corpos desviantes; 3) Zonas de fronteira e preconceito; 4) Interseccionalidade e diversidade; 5) Recursos e estratégias mobilizados no enfrentamento ao preconceito e discriminação; e 6) A arte como recurso cultural e pessoal. Os resultados demonstraram, a partir de uma análise crítica, que cada participante, à sua maneira, mobilizou recursos e estratégias no enfrentamento ao histórico de preconceito e discriminação. Verificou-se que a dedicação aos estudos, a participação no universo cultural da arte-dança, das artes cênicas e a imaginação sobre o futuro foram os principais recursos utilizados. A presente investigação contribuiu na produção de conhecimentos científicos para psicologia do desenvolvimento e produziu subsídios para auxiliar as escolas a promoverem a desconstrução de preconceitos em seu ambiente, contribuindo, assim, para a criação de políticas públicas de prevenção e combate ao bullying homofóbico.
Abstract: In educational contexts, homosexual students and those who are perceived as different from traditional expectations of gender roles defined by culture suffer homophobic prejudice related to sexual orientation. Prejudiced actions are systematic and occur through jokes, pranks, nicknames, insinuations, degrading expressions, and insults. The present doctoral dissertation, based on the articulation between Semiotic Cultural Psychology and the Theory of the Dialogical Self – TDS, adopted a qualitative and longitudinal methodological approach to analyze the developmental trajectory of the Dialogical Self System – SSD of three young homosexuals subjected to situations of homophobic bullying at school at different moments of their lives. In their narrative discourses, we sought to identify and analyze the meanings of self, experiences, and expectations for the future, as well as personal, symbolic, and cultural resources used as mechanisms of resilience and possibly overcoming homophobic bullying. The results were analyzed and discussed considering the following thematic axes: 1) The body as a sign; 2) Blaming deviant bodies; 3) Border zones and prejudice; 4) Intersectionality and diversity; 5) Resources and strategies mobilized to confront a history of prejudice and discrimination; and 6) Art as a cultural and personal resource. The results demonstrated, based on a critical analysis, that each participant, in their way, mobilized resources and strategies to confront a history of prejudice and discrimination. Dedication to study, participation in the cultural universe of arts, dance, and imagination about the future were the primary resources used to face discrimination in participants' trajectories. This research contributed to the production of scientific knowledge for developmental psychology, subsidies for helping schools promote the deconstruction of prejudices in their environment, and the creation of public policies to prevent and combat homophobic bullying.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52310/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.