Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu | - |
dc.contributor.author | Neves, Francisco de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T16:57:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T16:57:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-06 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Francisco de Jesus. Desenvolvimento do self dialógico de homens cis homossexuais submetidos a bullying homofóbico. 2024. 264 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52310 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos contextos educativos, os estudantes homossexuais e os que são percebidos como
diferentes das expectativas tradicionais dos papéis de gêneros definidos pela cultura
sofrem preconceito homofóbico relacionado à orientação sexual. As ações
preconceituosas são sistemáticas e ocorrem por meio de piadas, brincadeiras, apelidos,
insinuações, expressões desqualificantes e xingamentos. A presente Tese de doutorado,
fundamentada na articulação entre a Psicologia Cultural Semiótica e a Teoria do Self
Dialógico – TDS, adota uma abordagem metodológica qualitativa e longitudinal ao
analisar a trajetória de desenvolvimento do Sistema de Self Dialógico – SSD de três
jovens homossexuais submetidos a situações de bullying homofóbico em diferentes
etapas de escolarização. Buscou-se identificar e analisar, no discurso narrativo dos jovens,
significações de si, vivências, experiências, expectativas para o futuro, bem como
recursos pessoais, simbólicos e culturais utilizados como mecanismos de resiliência e
possível superação das situações de bullying homofóbico. Os resultados foram analisados
e discutidos considerando os seguintes eixos temáticos: 1) O corpo como signo; 2)
Culpabilização dos corpos desviantes; 3) Zonas de fronteira e preconceito; 4)
Interseccionalidade e diversidade; 5) Recursos e estratégias mobilizados no
enfrentamento ao preconceito e discriminação; e 6) A arte como recurso cultural e
pessoal. Os resultados demonstraram, a partir de uma análise crítica, que cada
participante, à sua maneira, mobilizou recursos e estratégias no enfrentamento ao
histórico de preconceito e discriminação. Verificou-se que a dedicação aos estudos, a
participação no universo cultural da arte-dança, das artes cênicas e a imaginação sobre o
futuro foram os principais recursos utilizados. A presente investigação contribuiu na
produção de conhecimentos científicos para psicologia do desenvolvimento e produziu
subsídios para auxiliar as escolas a promoverem a desconstrução de preconceitos em seu ambiente, contribuindo, assim, para a criação de políticas públicas de prevenção e
combate ao bullying homofóbico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do self dialógico de homens cis homossexuais submetidos a bullying homofóbico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Self dialógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homofobia - escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bullying | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento do self | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In educational contexts, homosexual students and those who are perceived as different
from traditional expectations of gender roles defined by culture suffer homophobic
prejudice related to sexual orientation. Prejudiced actions are systematic and occur
through jokes, pranks, nicknames, insinuations, degrading expressions, and insults. The
present doctoral dissertation, based on the articulation between Semiotic Cultural
Psychology and the Theory of the Dialogical Self – TDS, adopted a qualitative and
longitudinal methodological approach to analyze the developmental trajectory of the
Dialogical Self System – SSD of three young homosexuals subjected to situations of
homophobic bullying at school at different moments of their lives. In their narrative
discourses, we sought to identify and analyze the meanings of self, experiences, and
expectations for the future, as well as personal, symbolic, and cultural resources used as
mechanisms of resilience and possibly overcoming homophobic bullying. The results
were analyzed and discussed considering the following thematic axes: 1) The body as a
sign; 2) Blaming deviant bodies; 3) Border zones and prejudice; 4) Intersectionality and
diversity; 5) Resources and strategies mobilized to confront a history of prejudice and
discrimination; and 6) Art as a cultural and personal resource. The results demonstrated,
based on a critical analysis, that each participant, in their way, mobilized resources and
strategies to confront a history of prejudice and discrimination. Dedication to study,
participation in the cultural universe of arts, dance, and imagination about the future were the primary resources used to face discrimination in participants' trajectories. This
research contributed to the production of scientific knowledge for developmental
psychology, subsidies for helping schools promote the deconstruction of prejudices in
their environment, and the creation of public policies to prevent and combat homophobic
bullying. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|