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2024_DanielaLemosPantojaCoelhoDeOliveiraCosta_TESE.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A fina tessitura da seda : diálogos feministas com adolescentes acautelados(as) em unidades socioeducativas de internação
Autor : Costa, Daniela Lemos Pantoja Coelho de Oliveira
Orientador(es):: Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Assunto:: Oficinas pedagógicas
Unidade socioeducativa
Adolescentes em privação de liberdade
Feminismo
Fecha de publicación : 5-jun-2025
Citación : COSTA, Daniela Lemos Pantoja Coelho de Oliveira. A fina tessitura da seda: diálogos feministas com adolescentes acautelados(as) em unidades socioeducativas de internação. 2024. 195 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024.
Resumen : Desenvolver práticas socioeducativas incentivadoras do pensamento crítico feminista, com adolescentes privadas(os) de liberdade pelo cometimento de ato infracional, implica refletir criticamente sobre as relações interseccionais de poder e seus efeitos em diferentes aspectos do convívio social, dentre eles a própria experiência da privação da liberdade. Visando contribuir para os estudos sobre socioeducação, a presente pesquisa teve como objetivo (re)conhecer - a partir de reflexões elaboradas em contexto de oficinas pedagógicas com adolescentes que estão cumprindo medidas privativas de liberdade - estratégias pedagógicas que favoreçam diálogos sobre o feminismo. As informações que compõem esta tese foram construídas por meio de uma pesquisa-intervenção em que foram realizadas duas oficinas pedagógicas: (1) Abrindo a mente pro feminismo, cujos participantes foram a pesquisadora e sete adolescentes do sexo masculino que estavam cumprindo medida de internação provisória; e (2) Sororidade, cujas participantes foram a pesquisadora e três adolescentes do sexo feminino que estavam cumprindo medida socioeducativa de internação. As oficinas pedagógicas ocorreram ao longo de três meses, em duas unidades socioeducativas de internação no Distrito Federal. Como instrumentos de registro dos encontros foram utilizados um gravador de áudio e o diário de campo. As informações da pesquisa foram analisadas qualitativamente, à luz de estudos feministas de perspectiva interseccional. Sob essa ótica, foi possível observar a relação entre demarcadores sociais de raça, classe, gênero, sexualidade e a experiência da privação da liberdade na adolescência. As informações da pesquisa foram sistematizadas em três blocos temáticos: Significando a Privação da Liberdade; Significando as Relações Íntimas e/ou Afetivas; e Diálogos Feministas em Contextos Socioeducativos de Internação. As análises indicam que sistemas de dominação como o patriarcado, o racismo e o cisheterosexismo, entranhados nas relações sociais cotidianas, atravessam os muros das entidades privativas de liberdade e se fazem presentes nas práticas e relações institucionais cotidianas. Nesse sentido, a educação crítica feminista precisa conquistar espaços cada vez maiores em contextos socioeducativos de internação. Diálogo, tensionamentos e reflexão são indispensáveis para promover a conscientização e a transformação de pensamentos e práticas sexistas e opressoras.
Abstract: Developing socio-educational practices that encourage feminist critical thinking with adolescents deprived of liberty for committing an offense implies critically reflecting on intersectional power relations and their effects on different aspects of social life, including the experience of deprivation of liberty itself. To contribute to studies on socio-education, the present research aimed to (re)cognize pedagogical strategies conducive to dialogues about feminism, based on reflections developed in the context of pedagogical workshops with adolescents sentenced to liberty-deprivation measures. The information that makes up this thesis was constructed using intervention research, in which two pedagogical workshops were held: (1) Opening the mind to feminism, with the participation of the researcher and seven male adolescents sentenced to provisional internment measures and (2) Sorority, with the participation of the researcher and three female adolescents sentenced to socio-educational internment measures. The pedagogical workshops took place over three months, in two socioeducational detention facilities in the Federal District. An audio recorder and a field diary were used to record the meetings. The research information was analyzed qualitatively, in the light of feminist studies from an intersectional perspective, which enabled observing the relationship between social markers of race, class, gender, sexuality, and the experience of deprivation of liberty in adolescence. The information was also systematized in three thematic blocks: Signifying Deprivation of Liberty, Signifying Intimate and/or Affective Relationships, and Feminist Dialogues in Socio-Educational Contexts of Internment. The analyses indicate that systems of domination such as patriarchy, racism and cisheterosexism, which are ingrained in everyday social relations, cross the walls of liberty-depriving entities and are present in everyday practices and institutional relations. In this sense, feminist critical education needs to conquer increasingly larger spaces in socio-educational contexts of internment. Dialogue, tensions and reflection are indispensable to promote awareness and the transformation of sexist and oppressive thoughts and practices.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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