Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52305
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IsabeleLinharesSantos_DISSERT.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cientistas nordestinas e o processo de migração inter-regional : a trajetória acadêmica para vivenciar a pós-graduação em Psicologia
Autor(es): Santos, Isabele Linhares
Orientador(es): Negreiros, Fauston
Assunto: Mulheres cientistas
Trajetória escolar
Migrantes
Nordestinos
Pós-graduação
Psicologia
Data de publicação: 5-Jun-2025
Referência: SANTOS, Isabele Linhares. Cientistas nordestinas e o processo de migração inter-regional: a trajetória acadêmica para vivenciar a pós-graduação em Psicologia. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024.
Resumo: A trajetória acadêmica das mulheres revela uma dinâmica de constante luta por direitos e contra a violência de gênero. A hegemonia masculina e a estrutura das Universidades criam um ambiente que favorece a marginalização feminina, restringindo historicamente o acesso, a permanência e o reconhecimento. Além disso, a centralização das Universidades e dos programas de pós-graduação nos grandes centros do país impõe um entrave geográfico que torna a migração quase necessária para o acesso ao conhecimento, especialmente para as mulheres nordestinas. Diante desse cenário, o estudo se propôs a compreender a trajetória acadêmica das cientistas nordestinas na pós-graduação em Psicologia. Para isso, adotou uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, utilizando a metodologia da História Oral, com foco na história oral temática. As informações foram obtidas por meio de nove entrevistas com pesquisadoras, uma de cada Estado do Nordeste. A análise foi realizada a partir da perspectiva da Hermenêutica da Profundidade e estruturada em dois artigos. O estudo 01 buscou identificar as particularidades que produziram a migração inter-regional para as estudantes nordestinas de pós-graduação em Psicologia e analisar o processo formativo vivenciado na pós-graduação na perspectiva migrantes nordestinas. Esse estudo revelou que as principais razões para a migração incluem a busca por uma boa formação teórica, a oportunidade de obter bolsas de estudo e a qualidade dos programas de pós-graduação. Destarte, observou-se a vivência de discursos xenofóbicos dentro das instituições. O estudo 02 objetivou revelar a experiência de cientistas nordestinas que migraram na Academia, focando nas interações entre gênero, migração e pós-graduação. As narrativas de vida das participantes revelam barreiras simbólicas e práticas que prejudicam o reconhecimento e a ascensão profissional das mulheres, destacando o impacto do patriarcado e a intensificação dessas barreiras pela distância das redes de apoio. A maternidade agrava a desigualdade devido à falta de suporte institucional. Em resumo, os estudos demonstram que a trajetória das cientistas nordestinas migrantes na pós-graduação é marcada por motivações como a busca por avanço acadêmico e profissional, mas também enfrenta desafios como a xenofobia, as barreiras de gênero e a falta de suporte para a maternidade. Assim sendo, ressalta-se necessidade de políticas educacionais que buscam a equidade científica entre as regiões do Brasil, bem como políticas afirmativas interseccionais que visem fortalecer as mulheres nordestinas na pós-graduação em psicologia. O estudo sugere a necessidade de políticas institucionais interseccionais, como ampliação de licenças e flexibilização de horários para mães e pais, visando a democratização do ensino.
Abstract: The academic trajectory of women reveals a dynamic of constant struggle for rights and against gender-based violence. Male hegemony and the structure of universities create an environment that favors the marginalization of women, historically restricting access, permanence, and recognition. Moreover, the centralization of universities and graduate programs in the major urban centers of the country imposes a geographical barrier that makes migration almost necessary for access to knowledge, especially for women from the Northeast. In light of this scenario, the study aimed to understand the academic trajectory of Northeastern women scientists in graduate programs in Psychology. To achieve this, a qualitative approach of a descriptive nature was adopted, using the Oral History methodology, with a focus on thematic oral history. Information was obtained through nine interviews with female researchers, one from each state in the Northeast. The analysis was carried out from the perspective of Depth Hermeneutics and structured into two articles. Study 1 sought to identify the particularities that led to interregional migration for Northeastern graduate students in Psychology and to analyze the formative process experienced in graduate school from the perspective of Northeastern migrants. This study revealed that the main reasons for migration include the pursuit of a strong theoretical education, the opportunity to obtain scholarships, and the quality of graduate programs. Additionally, the study observed the presence of xenophobic discourses within institutions. Study 2 aimed to reveal the experience of Northeastern women scientists who migrated within Academia, focusing on the interactions between gender, migration, and graduate studies. The life narratives of the participants reveal symbolic and practical barriers that hinder women's recognition and professional advancement, highlighting the impact of patriarchy and the intensification of these barriers due to the distance from support networks. Motherhood exacerbates inequality due to the lack of institutional support. In summary, the studies demonstrate that the trajectory of Northeastern women scientists who migrate for graduate studies is marked by motivations such as the pursuit of academic and professional advancement, but also faces challenges like xenophobia, gender barriers, and a lack of support for motherhood. Thus, the need for educational policies that seek scientific equity among Brazil's regions is emphasized, as well as intersectional affirmative policies aimed at strengthening Northeastern women in graduate Psychology programs. The study suggests the necessity of intersectional institutional policies, such as extended leave and flexible hours for mothers and fathers, to promote the democratization of education.
Resumen: La trayectoria académica de las mujeres revela una dinámica de lucha constante por derechos y contra la violencia de género. La hegemonía masculina y la estructura de las Universidades crean un ambiente que favorece la marginación femenina, restringiendo históricamente el acceso, la permanencia y el reconocimiento. Además, la centralización de las Universidades y de los programas de posgrado en los grandes centros del país impone un obstáculo geográfico que hace que la migración sea casi necesaria para acceder al conocimiento, especialmente para las mujeres nordestinas. Ante este escenario, el estudio se propuso comprender la trayectoria académica de las científicas nordestinas en los estudios de posgrado en Psicología. Para ello, se adoptó un enfoque cualitativo, de naturaleza descriptiva, utilizando la metodología de Historia Oral, con un enfoque en la historia oral temática. La información se obtuvo a través de nueve entrevistas con investigadoras, una de cada estado del Nordeste. El análisis se realizó desde la perspectiva de la Hermenéutica de la Profundidad y se estructuró en dos artículos. El estudio 1 buscó identificar las particularidades que produjeron la migración interregional de las estudiantes nordestinas de posgrado en Psicología y analizar el proceso formativo vivido en el posgrado desde la perspectiva de las migrantes nordestinas. Este estudio reveló que las principales razones para la migración incluyen la búsqueda de una buena formación teórica, la oportunidad de obtener becas de estudio y la calidad de los programas de posgrado. Asimismo, se observó la experiencia de discursos xenofóbicos dentro de las instituciones. El estudio 2 tuvo como objetivo revelar la experiencia de las científicas nordestinas que migraron en la Academia, centrándose en las interacciones entre género, migración y posgrado. Las narrativas de vida de las participantes revelan barreras simbólicas y prácticas que perjudican el reconocimiento y la ascensión profesional de las mujeres, destacando el impacto del patriarcado y la intensificación de estas barreras debido a la distancia de las redes de apoyo. La maternidad agrava la desigualdad debido a la falta de apoyo institucional. En resumen, los estudios demuestran que la trayectoria de las científicas nordestinas migrantes en el posgrado está marcada por motivaciones como la búsqueda de avance académico y profesional, pero también enfrenta desafíos como la xenofobia, las barreras de género y la falta de apoyo para la maternidad. Así, se destaca la necesidad de políticas educativas que busquen la equidad científica entre las regiones de Brasil, así como políticas afirmativas interseccionales que fortalezcan a las mujeres nordestinas en los estudios de posgrado en Psicología. El estudio sugiere la necesidad de políticas institucionales interseccionales, como la ampliación de licencias y la flexibilización de horarios para madres y padres, con el objetivo de democratizar la educación.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.