Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52208
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2024_LucasBaggiDeMendoncaLauria_TESE.pdf4,92 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorMenezes, Roberto Goulart-
dc.contributor.authorLauria, Lucas Baggi de Mendonça-
dc.date.accessioned2025-05-09T12:54:57Z-
dc.date.available2025-05-09T12:54:57Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.date.submitted2024-12-02-
dc.identifier.citationLAURIA, Lucas Baggi de Mendonça. A relação entre lobby e protecionismo não tarifário no comércio internacional: uma análise do caso chileno. 2024. 272 f., il. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52208-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractDe qual maneira é possível afirmar, de forma objetiva, se uma medida não tarifária foi apresentada para satisfazer um grupo de interesse? Com base nessa pergunta de pesquisa, analisa-se a relação entre protecionismo e lobby, utilizando o Chile como caso analítico. A hipótese proposta consistiu em afirmar que medidas não-tarifárias terão fim protecionista, quanto maior for a correlação entre a instituição de tais medidas e a realização de reuniões por grupos de interesse, nos órgãos de atuação direta ou indireta nas pautas de comércio exterior de um país, em contexto econômico desfavorável ao setor positivamente impactado pela medida. Assim sendo, defendeu-se a existência de uma correlação positiva entre a atuação de grupos de interesse em contextos econômicos desfavoráveis e a instituição de medidas não tarifárias. Após a análise dos padrões de atuação de grupos de interesse junto ao órgão fitossanitário chileno (2422 reuniões entre 2015-2021), bem como a relação de tais padrões com as MNTs notificadas pelo país (217 nesse período), rejeitamos a hipótese proposta e traçamos cenários explicativos para a rejeição.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relação entre lobby e protecionismo não tarifário no comércio internacional : uma análise do caso chilenopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComércio internacionalpt_BR
dc.subject.keywordChilept_BR
dc.subject.keywordGrupos de interessept_BR
dc.subject.keywordLobbypt_BR
dc.subject.keywordProtecionismopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoThomaz, Laís Forti-
dc.description.abstract1How can we assess whether a non-tariff measure was raised to satisfy an interest group? Based on this question, we analyze the relationship between protectionism and lobbying using Chile as a case study. The proposed hypothesis consisted of stating that non-tariff measures will have a protectionist purpose the greater the correlation between the institution of such measures and the holding of meetings by interest groups in agencies that directly or indirectly act on a country's foreign trade agenda, in an economic context that is unfavorable to the sector positively impacted by the measure. Therefore, we argued that there is a positive correlation between the action of interest groups in unfavorable economic contexts and the institution of non-tariff measures. After analyzing the behavior of interest groups with the SAG (2422 meetings between 2015-2021), as well as the relationship between these patterns and the NTMs notified by the country (217 NTMs within this period), we reject the proposed hypothesis and outline explanatory scenarios for this result.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Relações Internacionais (IREL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Relações Internacionaispt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52208/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.