Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Menezes, Roberto Goulart | - |
dc.contributor.author | Lauria, Lucas Baggi de Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:54:57Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T12:54:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | LAURIA, Lucas Baggi de Mendonça. A relação entre lobby e protecionismo não tarifário no comércio internacional: uma análise do caso chileno. 2024. 272 f., il. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52208 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | De qual maneira é possível afirmar, de forma objetiva, se uma medida não tarifária
foi apresentada para satisfazer um grupo de interesse? Com base nessa pergunta de
pesquisa, analisa-se a relação entre protecionismo e lobby, utilizando o Chile como caso
analítico. A hipótese proposta consistiu em afirmar que medidas não-tarifárias terão fim
protecionista, quanto maior for a correlação entre a instituição de tais medidas e a
realização de reuniões por grupos de interesse, nos órgãos de atuação direta ou indireta
nas pautas de comércio exterior de um país, em contexto econômico desfavorável ao setor
positivamente impactado pela medida. Assim sendo, defendeu-se a existência de uma
correlação positiva entre a atuação de grupos de interesse em contextos econômicos
desfavoráveis e a instituição de medidas não tarifárias. Após a análise dos padrões de
atuação de grupos de interesse junto ao órgão fitossanitário chileno (2422 reuniões entre
2015-2021), bem como a relação de tais padrões com as MNTs notificadas pelo país (217
nesse período), rejeitamos a hipótese proposta e traçamos cenários explicativos para a
rejeição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação entre lobby e protecionismo não tarifário no comércio internacional : uma análise do caso chileno | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comércio internacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chile | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupos de interesse | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lobby | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protecionismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Thomaz, Laís Forti | - |
dc.description.abstract1 | How can we assess whether a non-tariff measure was raised to satisfy an interest group?
Based on this question, we analyze the relationship between protectionism and lobbying
using Chile as a case study. The proposed hypothesis consisted of stating that non-tariff
measures will have a protectionist purpose the greater the correlation between the
institution of such measures and the holding of meetings by interest groups in agencies
that directly or indirectly act on a country's foreign trade agenda, in an economic context
that is unfavorable to the sector positively impacted by the measure. Therefore, we argued
that there is a positive correlation between the action of interest groups in unfavorable
economic contexts and the institution of non-tariff measures. After analyzing the behavior
of interest groups with the SAG (2422 meetings between 2015-2021), as well as the
relationship between these patterns and the NTMs notified by the country (217 NTMs
within this period), we reject the proposed hypothesis and outline explanatory scenarios
for this result. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Relações Internacionais (IREL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|