Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Igor dos Santos | - |
dc.contributor.author | Alves, Aline Cristyna Gonzaga | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:20:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T13:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-30 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Aline Cristyna Gonzaga. Uma aplicação da ABP para o ensino fundamental: anos finais, envolvendo grandezas e medidas. 2025. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52182 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda os conceitos de metodologias ativas, com foco na Aprendizagem
Baseada em Projetos (ABP), como uma alternativa para o ensino de Matemática nos
Anos Finais do Ensino Fundamental. Além de discutir os fundamentos teóricos, apresenta a aplicação prática dessa metodologia em turmas do 6º ao 9º ano, detalhando as
atividades, planos de aula e avaliações realizadas com os estudantes. A análise considera
documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo
em Movimento do Distrito Federal, além do livro didático adotado pela escola, avaliando
como esses materiais incorporam as metodologias ativas e auxiliam no processo de ensino.
O projeto Banheiro 360º: Transformando Espaço foi desenvolvido e aplicado em 2023
em uma escola pública do Recanto das Emas/DF, utilizando a metodologia ABP e os
conteúdos do bloco de Grandezas e Medidas. O objetivo foi demonstrar a viabilidade de
novas abordagens pedagógicas que promovam um ensino de Matemática mais prático,
significativo e conectado à realidade dos estudantes. Este trabalho busca não apenas
oferecer uma possibilidade concreta de ensino, mas também inspirar os leitores a aderirem
ou explorarem propostas já existentes com novas perspectivas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma aplicação da ABP para o ensino fundamental : anos finais, envolvendo grandezas e medidas | pt_BR |
dc.title.alternative | An application of PBL for elementary school : final years, involving quantities and measures | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem baseada em projetos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino da matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo em Movimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work addresses the concepts of active methodologies, focusing on Project-Based
Learning (PBL), as an alternative for teaching Mathematics in the Final Years of Elementary School. In addition to discussing the theoretical foundations, it presents the
practical application of this methodology in classes from the 6th to the 9th year, detailing
the activities, lesson plans and assessments carried out with the students. The analysis
considers guiding documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and
the Currículo em Movimento do Distrito Federal, in addition to the textbook adopted by
the school, evaluating how these materials incorporate active methodologies and assist in
the teaching process. The Bathroom 360º: Transforming Space project was developed and
applied in 2023 in a public school in Recanto das Emas/DF, using the ABP methodology
and the contents of the Quantities and Measures block. The objective was to demonstrate
the feasibility of new pedagogical approaches that promote more practical, meaningful
Mathematics teaching and connected to students’ reality. This work seeks not only to
offer a concrete teaching possibility, but also to inspire readers to join or explore existing
proposals with new perspectives. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|