Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52182
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AlineCristynaGonzagaAlves_DISSERT.pdf17,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Igor dos Santos-
dc.contributor.authorAlves, Aline Cristyna Gonzaga-
dc.date.accessioned2025-05-07T13:20:23Z-
dc.date.available2025-05-07T13:20:23Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.date.submitted2025-01-30-
dc.identifier.citationALVES, Aline Cristyna Gonzaga. Uma aplicação da ABP para o ensino fundamental: anos finais, envolvendo grandezas e medidas. 2025. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52182-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda os conceitos de metodologias ativas, com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), como uma alternativa para o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Além de discutir os fundamentos teóricos, apresenta a aplicação prática dessa metodologia em turmas do 6º ao 9º ano, detalhando as atividades, planos de aula e avaliações realizadas com os estudantes. A análise considera documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal, além do livro didático adotado pela escola, avaliando como esses materiais incorporam as metodologias ativas e auxiliam no processo de ensino. O projeto Banheiro 360º: Transformando Espaço foi desenvolvido e aplicado em 2023 em uma escola pública do Recanto das Emas/DF, utilizando a metodologia ABP e os conteúdos do bloco de Grandezas e Medidas. O objetivo foi demonstrar a viabilidade de novas abordagens pedagógicas que promovam um ensino de Matemática mais prático, significativo e conectado à realidade dos estudantes. Este trabalho busca não apenas oferecer uma possibilidade concreta de ensino, mas também inspirar os leitores a aderirem ou explorarem propostas já existentes com novas perspectivas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma aplicação da ABP para o ensino fundamental : anos finais, envolvendo grandezas e medidaspt_BR
dc.title.alternativeAn application of PBL for elementary school : final years, involving quantities and measurespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subject.keywordEnsino da matemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativapt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordCurrículo em Movimentopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work addresses the concepts of active methodologies, focusing on Project-Based Learning (PBL), as an alternative for teaching Mathematics in the Final Years of Elementary School. In addition to discussing the theoretical foundations, it presents the practical application of this methodology in classes from the 6th to the 9th year, detailing the activities, lesson plans and assessments carried out with the students. The analysis considers guiding documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Currículo em Movimento do Distrito Federal, in addition to the textbook adopted by the school, evaluating how these materials incorporate active methodologies and assist in the teaching process. The Bathroom 360º: Transforming Space project was developed and applied in 2023 in a public school in Recanto das Emas/DF, using the ABP methodology and the contents of the Quantities and Measures block. The objective was to demonstrate the feasibility of new pedagogical approaches that promote more practical, meaningful Mathematics teaching and connected to students’ reality. This work seeks not only to offer a concrete teaching possibility, but also to inspire readers to join or explore existing proposals with new perspectives.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.