Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52178
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_EmilieRodriguesPedrecal_DISSERT.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosa
Autor(es): Pedrecal, Emilie Rodrigues
Orientador(es): Fragelli, Ricardo Ramos
Assunto: Teoria dos afetos
Metodologia ativa de ensino
Matemática - aprendizagem
Data de publicação: 7-Mai-2025
Referência: PEDRECAL, Emilie Rodrigues. Aprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosa. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de análise de uma metodologia ativa à luz da teoria dos afetos, proposta por Espinosa, e visa investigar como esta teoria pode ser verificada como potencializadora das aprendizagens, em particular, na Metodologia Ativa Método Trezentos. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura a fim de sistematizar os principais aspectos contidos na Ética dos Afetos. Analisou-se também os aspectos principais contidos no Método Trezentos. Posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo a partir de depoimentos de professores e de estudantes que participaram da aplicação do Método Trezentos em diversos contextos educacionais a partir da literatura disponível. Os resultados obtidos indicam que o Método Trezentos é capaz de despertar afetos positivos nos estudantes, como também constitui em si próprio um afeto positivo, pois seus elementos coincidem com aqueles propostos por Espinosa.
Abstract: This work presents an analysis proposal of an active methodology in the light of the Affects Theory, proposed by Espinosa, and aims to investigate how this theory can be verified as enhancing learning, in particular, in the Active Methodology Método Trezentos. Therefore, a Systematic Literature Review is done in order to systematize the main aspects contained in the Ethics of Affects. Also, it was analyzed the records content from teachers and studentes who participated in the application of the Método Trezentos in several educational contexts from available literature. The obtained results indicate that the Método Trezentos is capable of awakening positive affects in students, as it also composes a positive affect in itself since its elements coincide with those proposed by Espinosa.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.