Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fragelli, Ricardo Ramos | - |
dc.contributor.author | Pedrecal, Emilie Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:53:38Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T12:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.citation | PEDRECAL, Emilie Rodrigues. Aprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosa. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52178 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de análise de uma metodologia ativa à luz da
teoria dos afetos, proposta por Espinosa, e visa investigar como esta teoria pode ser
verificada como potencializadora das aprendizagens, em particular, na Metodologia Ativa
Método Trezentos. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura a fim
de sistematizar os principais aspectos contidos na Ética dos Afetos. Analisou-se também
os aspectos principais contidos no Método Trezentos. Posteriormente, realizou-se a análise
de conteúdo a partir de depoimentos de professores e de estudantes que participaram da
aplicação do Método Trezentos em diversos contextos educacionais a partir da literatura
disponível. Os resultados obtidos indicam que o Método Trezentos é capaz de despertar
afetos positivos nos estudantes, como também constitui em si próprio um afeto positivo,
pois seus elementos coincidem com aqueles propostos por Espinosa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria dos afetos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents an analysis proposal of an active methodology in the light of the
Affects Theory, proposed by Espinosa, and aims to investigate how this theory can be
verified as enhancing learning, in particular, in the Active Methodology Método Trezentos.
Therefore, a Systematic Literature Review is done in order to systematize the main aspects
contained in the Ethics of Affects. Also, it was analyzed the records content from teachers
and studentes who participated in the application of the Método Trezentos in several
educational contexts from available literature. The obtained results indicate that the
Método Trezentos is capable of awakening positive affects in students, as it also composes
a positive affect in itself since its elements coincide with those proposed by Espinosa. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|