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2024_EmilieRodriguesPedrecal_DISSERT.pdf3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFragelli, Ricardo Ramos-
dc.contributor.authorPedrecal, Emilie Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-05-07T12:53:38Z-
dc.date.available2025-05-07T12:53:38Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.date.submitted2024-06-25-
dc.identifier.citationPEDRECAL, Emilie Rodrigues. Aprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosa. 2024. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52178-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de análise de uma metodologia ativa à luz da teoria dos afetos, proposta por Espinosa, e visa investigar como esta teoria pode ser verificada como potencializadora das aprendizagens, em particular, na Metodologia Ativa Método Trezentos. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática de Literatura a fim de sistematizar os principais aspectos contidos na Ética dos Afetos. Analisou-se também os aspectos principais contidos no Método Trezentos. Posteriormente, realizou-se a análise de conteúdo a partir de depoimentos de professores e de estudantes que participaram da aplicação do Método Trezentos em diversos contextos educacionais a partir da literatura disponível. Os resultados obtidos indicam que o Método Trezentos é capaz de despertar afetos positivos nos estudantes, como também constitui em si próprio um afeto positivo, pois seus elementos coincidem com aqueles propostos por Espinosa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem matemática na metodologia ativa método trezentos à luz da ética dos afetos de Espinosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos afetospt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativa de ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - aprendizagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents an analysis proposal of an active methodology in the light of the Affects Theory, proposed by Espinosa, and aims to investigate how this theory can be verified as enhancing learning, in particular, in the Active Methodology Método Trezentos. Therefore, a Systematic Literature Review is done in order to systematize the main aspects contained in the Ethics of Affects. Also, it was analyzed the records content from teachers and studentes who participated in the application of the Método Trezentos in several educational contexts from available literature. The obtained results indicate that the Método Trezentos is capable of awakening positive affects in students, as it also composes a positive affect in itself since its elements coincide with those proposed by Espinosa.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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