Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52163
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Título: Os projetos não construídos de Oscar Niemeyer para Brasília
Autor(es): Jubé, Mariana Ferreira Ramos
Lira, Flaviana Barreto
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5627-4404
https://orcid.org/0000-0003-2259-4885
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto: Arquitetura moderna - Brasília (DF)
Habitação - arquitetura
Niemeyer, Oscar, 1907-2012 - análise e crítica
Data de publicação: 2023
Editora: Even3
Referência: JUBÉ, Mariana Ferreira Ramos; LIRA, Flaviana Barreto. Os projetos não construídos de Oscar Niemeyer para Brasília. In: SIMPÓSIO CIENTÍFICO ICOMOS BRASIL, 5., 2022, Belo Horizonte; SIMPÓSIO CIENTIFICO ICOMOS/LAC, 2., 2022, Lima, Peru. Anais [...]. Belo Horizonte (MG): UFMG, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/583273-os-projetos-nao-construidos-de-oscar-niemeyer-para-brasilia/. Acesso em: 14 mar. 2025.
Resumo: Oscar Niemeyer é, sem nenhuma ressalva, um dos mais célebres nomes da arquitetura brasileira e do movimento moderno como um todo. Embora seu trabalho no Planalto Central seja frequentemente evidenciado pelas obras em escala monumental, o arquiteto foi o responsável pelo projeto de mais de cento e sessenta obras construídas na capital, as quais fazem parte das diferentes escalas do Plano Piloto de Lúcio Costa (1957). Este trabalho é uma extensão da pesquisa “Casa Niemeyer: a referência colonial no acervo modernista de Oscar Niemeyer e outras duas obras brasilienses do arquiteto que foram esquecidas”, desenvolvida com a orientação do professor Paulo Tavares. Um dos resultados foi a descoberta de dois outros projetos residenciais do arquiteto para Brasília. Por essa razão, o propósito deste artigo é apresentar o panorama geral da arquitetura residencial brasilense produzida por ele, e divulgar, analisar e compreender o contexto de produção desses dois projetos e dos arquivos encontrados.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Versão da editora: https://www.even3.com.br/anais/5-icomos-2-icomos-lac/583273-os-projetos-nao-construidos-de-oscar-niemeyer-para-brasilia/
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.