http://repositorio.unb.br/handle/10482/52161
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_MarcioLucasDeFreitas_DISSERT.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Uma tarefa matemática de função afim na perspectiva do ensino exploratório com o uso do carneiro hidráulico |
Autor(es): | Freitas, Márcio Lucas de |
Orientador(es): | Dorr, Raquel Carneiro |
Assunto: | Ensino médio - Distrito Federal (Brasil) Matemática - estudo e ensino |
Data de publicação: | 5-Mai-2025 |
Data de defesa: | 3-Jun-2024 |
Referência: | FREITAS, Márcio Lucas de. Uma tarefa matemática de função afim na perspectiva do ensino exploratório com o uso do carneiro hidráulico. 2024. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O papel transformador da escola, seja enquanto provedora de conhecimento ou espaço de interação, observação e aprendizado, mantém sua relevância inalterada, e talvez, em tempos pós-pandemia, sua importância seja ainda mais destacada. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral investigar de que modo uma tarefa matemática na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática (EEM) sobre o conceito de função afim com o uso do carneiro hidráulico contribui para a aprendizagem. A tarefa matemática vinculou o cálculo do volume de um reservatório à operação de um carneiro hidráulico, um dispositivo para bombear água, por meio de uma função afim. A tarefa matemática, que visava aproximar conhecimentos teóricos à prática da vida cotidiana, foi realizada em uma turma de estudantes do Ensino Médio regular em uma área rural de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Como parte da atividade, exibimos o filme "O menino que descobriu o vento", baseado em uma história real que narra a jornada de um jovem aldeão que transforma a vida de sua comunidade por meio da educação. A fundamentação teórica desta dissertação baseou-se em contribuições de autores que investigam tarefas matemáticas no âmbito do Ensino Exploratório de Matemática (EEM). Os resultados obtidos indicam que as tarefas matemáticas vinculadas ao EEM desempenham um papel substancial no estímulo à participação e interação dos estudantes. Simultaneamente, elas despertam o interesse pela pesquisa e exploração da realidade em que vivem, tanto dos alunos quanto dos docentes. Esse enfoque prático e contextualizado não apenas fortalece a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promove um engajamento mais profundo com o ambiente ao redor, tornando o aprendizado mais relevante e significativo. |
Abstract: | The transformative role of the school, whether as a provider of knowledge or as a space for interaction, observation, and learning, remains unchanged in its relevance, and perhaps, in post-pandemic times, its importance is even more highlighted. This master's dissertation aims to investigate how a mathematical task on the concept of linear functions, using a hydraulic ram pump in an exploratory approach, contributes to the learning. The mathematical task linked the calculation of the volume of a reservoir to the operation of a hydraulic ram, a device for pumping water, through a linear function. The mathematical task, aimed at bringing theoretical knowledge closer to practical everyday life, was carried out with a class of regular high school students in a rural area of an Administrative Region of the Federal District. As part of the activity, we showed the film "The Boy Who Harnessed the Wind," based on a true story that narrates the journey of a young villager who transforms the life of his community through education. The theoretical foundation of this dissertation was based on contributions from authors who investigate mathematical tasks in the context of exploratory teaching. The results obtained indicate that mathematical tasks linked to Exploratory Teaching play a substantial role in stimulating student participation and interaction. Simultaneously, they spark interest in research and exploration of the reality in which they live, both among students and teachers. This practical and contextualized approach not only strengthens the understanding of mathematical concepts but also promotes deeper engagement with the surrounding environment, making learning more relevant and meaningful. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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