Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dorr, Raquel Carneiro | - |
dc.contributor.author | Freitas, Márcio Lucas de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T16:45:36Z | - |
dc.date.available | 2025-05-05T16:45:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-03 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Márcio Lucas de. Uma tarefa matemática de função afim na perspectiva do ensino exploratório com o uso do carneiro hidráulico. 2024. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52161 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O papel transformador da escola, seja enquanto provedora de conhecimento
ou espaço de interação, observação e aprendizado, mantém sua relevância
inalterada, e talvez, em tempos pós-pandemia, sua importância seja ainda mais
destacada. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral investigar de que
modo uma tarefa matemática na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática
(EEM) sobre o conceito de função afim com o uso do carneiro hidráulico contribui para
a aprendizagem. A tarefa matemática vinculou o cálculo do volume de um reservatório
à operação de um carneiro hidráulico, um dispositivo para bombear água, por meio de
uma função afim. A tarefa matemática, que visava aproximar conhecimentos teóricos
à prática da vida cotidiana, foi realizada em uma turma de estudantes do Ensino Médio
regular em uma área rural de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Como
parte da atividade, exibimos o filme "O menino que descobriu o vento", baseado em
uma história real que narra a jornada de um jovem aldeão que transforma a vida de
sua comunidade por meio da educação. A fundamentação teórica desta dissertação
baseou-se em contribuições de autores que investigam tarefas matemáticas no âmbito
do Ensino Exploratório de Matemática (EEM). Os resultados obtidos indicam que as
tarefas matemáticas vinculadas ao EEM desempenham um papel substancial no
estímulo à participação e interação dos estudantes. Simultaneamente, elas despertam
o interesse pela pesquisa e exploração da realidade em que vivem, tanto dos alunos
quanto dos docentes. Esse enfoque prático e contextualizado não apenas fortalece a
compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promove um engajamento
mais profundo com o ambiente ao redor, tornando o aprendizado mais relevante e
significativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma tarefa matemática de função afim na perspectiva do ensino exploratório com o uso do carneiro hidráulico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The transformative role of the school, whether as a provider of knowledge or as a
space for interaction, observation, and learning, remains unchanged in its relevance,
and perhaps, in post-pandemic times, its importance is even more highlighted. This
master's dissertation aims to investigate how a mathematical task on the concept of
linear functions, using a hydraulic ram pump in an exploratory approach, contributes
to the learning. The mathematical task linked the calculation of the volume of a
reservoir to the operation of a hydraulic ram, a device for pumping water, through a
linear function. The mathematical task, aimed at bringing theoretical knowledge closer
to practical everyday life, was carried out with a class of regular high school students
in a rural area of an Administrative Region of the Federal District. As part of the activity,
we showed the film "The Boy Who Harnessed the Wind," based on a true story that
narrates the journey of a young villager who transforms the life of his community
through education. The theoretical foundation of this dissertation was based on
contributions from authors who investigate mathematical tasks in the context of
exploratory teaching. The results obtained indicate that mathematical tasks linked to
Exploratory Teaching play a substantial role in stimulating student participation and
interaction. Simultaneously, they spark interest in research and exploration of the
reality in which they live, both among students and teachers. This practical and
contextualized approach not only strengthens the understanding of mathematical
concepts but also promotes deeper engagement with the surrounding environment,
making learning more relevant and meaningful. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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