Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Franca, Rafael Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Álisson Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T11:59:49Z | - |
dc.date.available | 2025-05-05T11:59:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Álisson Brito de. Uso do MapBiomas e Google Earth para ensino da categoria paisagem: uma sequência didática para o ensino fundamental. 2025. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52142 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de um contexto em que a educação enfrenta tantos desafios, os professores
devem desenvolver novas ideias para lecionar de maneira efetiva, em especial no
componente curricular de Geografia, tão importante para desenvolver o conhecimento
sobre o meio em que se vive, mas que para muitos, tem se apresentado como uma
disciplina tradicional, priorizando uma metodologia em que os estudantes apenas
escutam, escrevem e decoram. Com o surgimento de novas tecnologias,
principalmente com a difusão do acesso às Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDICs), em especial, a internet e os smartphones, o contexto da sala
de aula pode se tornar ainda mais desafiador para o professor, que deve se atentar
para o potencial que essas tecnologias oferecem. Este trabalho visa desenvolver uma
metodologia ativa, com o uso de tecnologias disponíveis no contexto da Educação
Básica. O objetivo geral é desenvolver uma sequência didática para ensinoaprendizagem da categoria paisagem com o uso de TDICs adequadas, visando uma
interpretação ampla da categoria paisagem e as principais atividades humanas que
cooperam para a sua modificação, o que se torna muito importante diante da
crescente modificação antrópica sobre as paisagens. Este trabalho busca demonstrar
que com o uso das plataformas Google Earth e o Projeto de Mapeamento Anual da
Cobertura e Uso do Solo do Brasil (MapBiomas), o professor poderá demonstrar uma
nova interpretação acerca da paisagem, da escala local à global. Além disso, buscase demonstrar que essas ferramentas também possibilitam o desenvolvimento do
raciocínio geográfico, que pode ser alcançado de maneira prática. Teoricamente,
foram discutidas questões como a importância da paisagem e a evolução desse
conceito para a Geografia nas últimas décadas. Além da necessidade do
desenvolvimento de metodologias de ensino que visem colocar o estudante como um
agente ativo no seu próprio aprendizado e uma interpretação independente do mundo.
Por fim, se buscará analisar os resultados obtidos na aprendizagem dos estudantes
com questionários objetivos que permitam analisar os resultados obtidos pela
sequência didática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso do MapBiomas e Google Earth para ensino da categoria paisagem : uma sequência didática para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Google Earth Engine | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raciocínio geográfico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with a context in which education faces so many challenges, teachers must
develop new ideas to teach effectively, especially in the Geography curriculum, which
is so important for developing knowledge about the environment in which we live, but
which for many has been presented as a traditional subject, prioritising a methodology
in which students just listen, write and memorise. With the emergence of new
technologies, especially with the spread of access to Digital Information and
Communication Technologies (DICTs), especially the internet and smartphones, the
classroom context can become even more challenging for teachers, who must be
aware of the potential that these technologies offer. This work aims to develop an
active methodology using technologies available in the context of basic education. The
general objective is to develop a didactic sequence for teaching and learning the
category of landscape using appropriate TDICs, with a view to a broad interpretation
of the category of landscape and the main human activities that co-operate in modifying
it, which is very important given the growing anthropogenic modification of landscapes.
This work seeks to demonstrate that by using the Google Earth platforms and the
Annual Mapping of Land Cover and Land Use in Brazil Project (MapBiomas), teachers
can demonstrate a new interpretation of the landscape, from the local to the global
scale. In addition, the aim is to demonstrate that these tools also enable the
development of geographical reasoning, which can be achieved in a practical way.
Theoretically, issues such as the importance of landscape and the evolution of this
concept for Geography in recent decades were discussed. In addition to the need to
develop teaching methodologies that aim to place the student as an active agent in
their own learning and an independent interpretation of the world. Finally, we will try to
analyse the results obtained in student learning with objective questionnaires that allow
us to analyse the results obtained by the didactic sequence. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|