http://repositorio.unb.br/handle/10482/52140
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_TalitaMendesLinsMartins_DISSERT.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Práticas de educação ambiental para a sustentabilidade hídrica no Distrito Federal/DF |
Autor(es): | Martins, Talita Mendes Lins |
Orientador(es): | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar |
Assunto: | Curso de extensão Distrito Federal (Brasil) Educação ambiental - Brasil Sustentabilidade hídrica Recursos hídricos |
Data de publicação: | 30-Abr-2025 |
Data de defesa: | 16-Out-2024 |
Referência: | MARTINS, Talita Mendes Lins. Práticas de educação ambiental para a sustentabilidade hídrica no Distrito Federal/DF. 2024. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A crise hídrica e os desafios socioambientais exigem práticas educativas inovadoras e críticas no contexto da sustentabilidade. Este trabalho analisou a integração da educação ambiental crítica com o ensino sobre a água no Distrito Federal, destacando sua importância como recurso finito e essencial para a vida. O objetivo deste trabalho foi a criação de um curso de extensão e de um Blog, desenvolvidos como produto educacional, para capacitar professores da rede pública para atuarem como agentes multiplicadores de práticas sustentáveis, aplicando conhecimentos sobre gestão hídrica e conscientização ambiental em suas escolas. O curso, promovido pela Universidade de Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da tecnologia para o processo de ensino- aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos estudantes através da Educação a Distância, com o uso da plataforma Google Drive, Meet e sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico e a implementação do curso para avaliar a eficácia dessas abordagens no desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade hídrica. O estudo também enfatizou a importância da interdisciplinaridade, metodologia ativa, e tecnologias educacionais como ferramentas para o engajamento e o aprendizado significativo. Os resultados sugeriram que a formação de educadores com base em práticas críticas e interdisciplinares podem fortalecer a compreensão e a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para um impacto positivo nas comunidades escolares. |
Abstract: | The water crisis and socio-environmental challenges require innovative and critical educational practices in the context of sustainability. This work analyzed the integration of critical environmental education with teaching about water in the Federal District, highlighting its importance as a finite and essential resource for life. The objective of this work was to create an extension course and a Blog, developed as an educational product, to train public school teachers to act as multiplying agents of sustainable practices, applying knowledge about water management and environmental awareness in their schools. The course, promoted by the University of Brasília, through the Extension Deanship (DEX/UnB), was based on methods that include the use of technology for the teaching-learning process, favoring the autonomy and performance of students through Education Distance, using the Google Drive, Meet and classroom platforms. The research, of a qualitative nature, used a literature review and the implementation of the course to evaluate the effectiveness of these approaches in developing a culture of water sustainability. The study also emphasized the importance of interdisciplinarity, active methodology, and educational technologies as tools for engagement and meaningful learning. The results suggested that training educators based on critical and interdisciplinary practices can strengthen the understanding and preservation of water resources, contributing to a positive impact on school communities. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2024 |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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