Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar | - |
dc.contributor.author | Martins, Talita Mendes Lins | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T16:44:50Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T16:44:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-16 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Talita Mendes Lins. Práticas de educação ambiental para a sustentabilidade hídrica no Distrito Federal/DF. 2024. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52140 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | A crise hídrica e os desafios socioambientais exigem práticas educativas inovadoras e críticas no
contexto da sustentabilidade. Este trabalho analisou a integração da educação ambiental crítica com
o ensino sobre a água no Distrito Federal, destacando sua importância como recurso finito e essencial
para a vida. O objetivo deste trabalho foi a criação de um curso de extensão e de um Blog,
desenvolvidos como produto educacional, para capacitar professores da rede pública para atuarem
como agentes multiplicadores de práticas sustentáveis, aplicando conhecimentos sobre gestão
hídrica e conscientização ambiental em suas escolas. O curso, promovido pela Universidade de
Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da
tecnologia para o processo de ensino- aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos
estudantes através da Educação a Distância, com o uso da plataforma Google Drive, Meet e sala de
aula. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico e a implementação do
curso para avaliar a eficácia dessas abordagens no desenvolvimento de uma cultura de
sustentabilidade hídrica. O estudo também enfatizou a importância da interdisciplinaridade,
metodologia ativa, e tecnologias educacionais como ferramentas para o engajamento e o
aprendizado significativo. Os resultados sugeriram que a formação de educadores com base em
práticas críticas e interdisciplinares podem fortalecer a compreensão e a preservação dos recursos
hídricos, contribuindo para um impacto positivo nas comunidades escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas de educação ambiental para a sustentabilidade hídrica no Distrito Federal/DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curso de extensão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade hídrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The water crisis and socio-environmental challenges require innovative and critical educational
practices in the context of sustainability. This work analyzed the integration of critical
environmental education with teaching about water in the Federal District, highlighting its
importance as a finite and essential resource for life. The objective of this work was to create an
extension course and a Blog, developed as an educational product, to train public school teachers to
act as multiplying agents of sustainable practices, applying knowledge about water management
and environmental awareness in their schools. The course, promoted by the University of Brasília,
through the Extension Deanship (DEX/UnB), was based on methods that include the use of
technology for the teaching-learning process, favoring the autonomy and performance of students
through Education Distance, using the Google Drive, Meet and classroom platforms. The research,
of a qualitative nature, used a literature review and the implementation of the course to evaluate the
effectiveness of these approaches in developing a culture of water sustainability. The study also
emphasized the importance of interdisciplinarity, active methodology, and educational technologies
as tools for engagement and meaningful learning. The results suggested that training educators based
on critical and interdisciplinary practices can strengthen the understanding and preservation of water
resources, contributing to a positive impact on school communities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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