Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52128
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_MarcosPauloDaSilva_DISSERT.pdf860,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Explorando a biologia e a saúde : sequência didática para o ensino da fisiologia humana no ensino médio em escola pública em Patos de Minas-MG
Autor(es): Silva, Marcos Paulo da
Orientador(es): Schnorr, Samuel Molina
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Educação em saúde
Ensino médio
Escola pública
Tabagismo
Data de publicação: 30-Abr-2025
Referência: SILVA, Marcos Paulo da. Explorando a biologia e a saúde: sequência didática para o ensino da fisiologia humana no ensino médio em escola pública em Patos de Minas-MG. 2025. 60 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo analisou a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino da fisiologia respiratória e dos riscos do tabagismo e outras drogas entre estudantes do Ensino Médio de uma escola pública. O projeto incluiu atividades teóricas e práticas, como aulas em laboratório, jogos educativos e debates mediados, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Durante a implementação, percebi a necessidade de adaptar os conteúdos ao contexto escolar e de buscar estratégias que engajassem estudantes com diferentes níveis de interesse e conhecimento. Os momentos práticos, em especial, mostraram-se fundamentais para aproximar os alunos do tema e estimular reflexões críticas. A análise dos dados, realizada por meio da análise de conteúdo, identificou quatro categorias principais: avaliação da sequência didática, dificuldades enfrentadas, reconhecimento dos malefícios do tabagismo/uso de drogas e impacto social. Os resultados indicam que a sequência didática não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre o sistema respiratório, mas também despertou a conscientização sobre os perigos do cigarro e do cigarro eletrônico. Além disso, os estudantes relataram maior disposição para aplicar o conhecimento adquirido em seus contextos sociais, influenciando familiares e amigos. A sequência demonstrou-se uma estratégia eficaz para incentivar a educação em saúde e formar atitudes preventivas entre os jovens, evidenciando o potencial das intervenções escolares no fortalecimento de uma cultura de promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas.
Abstract: This study analyzed the implementation of a didactic sequence focused on teaching respiratory physiology and the risks of smoking and other drugs among high school students at a public school. To promote meaningful and contextualized learning, the project included theoretical and practical activities, such as laboratory classes, educational games, and moderated debates. During the implementation, I realized the need to adapt the content to the school context and to develop strategies to engage students with varying levels of interest and knowledge. Practical activities, in particular, proved fundamental in connecting students to the topic and fostering critical reflections. Data analysis, conducted through content analysis, identified four main categories: evaluation of the didactic sequence, challenges faced, recognition of the harms of smoking/drug use, and social impact. The results indicate that the didactic sequence expanded students’ knowledge about the respiratory system and raised awareness of the dangers of cigarettes and electronic cigarettes. Additionally, students reported greater willingness to apply the knowledge acquired in their social contexts, influencing family and friends. The sequence proved to be an effective strategy to promote health education and foster preventive attitudes among young people, highlighting the potential of school-based interventions in strengthening a culture of health promotion and drug prevention.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.