Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schnorr, Samuel Molina | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcos Paulo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:38:31Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30T13:38:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Paulo da. Explorando a biologia e a saúde: sequência didática para o ensino da fisiologia humana no ensino médio em escola pública em Patos de Minas-MG. 2025. 60 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52128 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisou a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino da
fisiologia respiratória e dos riscos do tabagismo e outras drogas entre estudantes do
Ensino Médio de uma escola pública. O projeto incluiu atividades teóricas e práticas,
como aulas em laboratório, jogos educativos e debates mediados, com o objetivo de
promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. Durante a implementação,
percebi a necessidade de adaptar os conteúdos ao contexto escolar e de buscar
estratégias que engajassem estudantes com diferentes níveis de interesse e
conhecimento. Os momentos práticos, em especial, mostraram-se fundamentais para
aproximar os alunos do tema e estimular reflexões críticas. A análise dos dados,
realizada por meio da análise de conteúdo, identificou quatro categorias principais:
avaliação da sequência didática, dificuldades enfrentadas, reconhecimento dos
malefícios do tabagismo/uso de drogas e impacto social. Os resultados indicam que a
sequência didática não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre o sistema
respiratório, mas também despertou a conscientização sobre os perigos do cigarro e do
cigarro eletrônico. Além disso, os estudantes relataram maior disposição para aplicar o
conhecimento adquirido em seus contextos sociais, influenciando familiares e amigos.
A sequência demonstrou-se uma estratégia eficaz para incentivar a educação em saúde e
formar atitudes preventivas entre os jovens, evidenciando o potencial das intervenções
escolares no fortalecimento de uma cultura de promoção da saúde e prevenção ao uso de
drogas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Explorando a biologia e a saúde : sequência didática para o ensino da fisiologia humana no ensino médio em escola pública em Patos de Minas-MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tabagismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study analyzed the implementation of a didactic sequence focused on teaching
respiratory physiology and the risks of smoking and other drugs among high school
students at a public school. To promote meaningful and contextualized learning, the
project included theoretical and practical activities, such as laboratory classes,
educational games, and moderated debates. During the implementation, I realized the
need to adapt the content to the school context and to develop strategies to engage
students with varying levels of interest and knowledge. Practical activities, in particular,
proved fundamental in connecting students to the topic and fostering critical reflections.
Data analysis, conducted through content analysis, identified four main categories:
evaluation of the didactic sequence, challenges faced, recognition of the harms of
smoking/drug use, and social impact. The results indicate that the didactic sequence
expanded students’ knowledge about the respiratory system and raised awareness of the
dangers of cigarettes and electronic cigarettes. Additionally, students reported greater
willingness to apply the knowledge acquired in their social contexts, influencing family
and friends. The sequence proved to be an effective strategy to promote health
education and foster preventive attitudes among young people, highlighting the
potential of school-based interventions in strengthening a culture of health promotion
and drug prevention. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|