http://repositorio.unb.br/handle/10482/52122
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_EricCarneiroDosSantos_DISSERT.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Para compreender os sentidos do ensino de Sociologia : conhecimento, história e linguagem nos livros didáticos |
Autor(es): | Santos, Éric Carneiro dos |
Orientador(es): | Cigales, Marcelo Pinheiro |
Assunto: | Sociologia - ensino Livros didáticos Diversidade cultural Sociologia - história |
Data de publicação: | 30-Abr-2025 |
Data de defesa: | 16-Dez-2024 |
Referência: | SANTOS, Éric Carneiro dos. Para compreender os sentidos do ensino de Sociologia: conhecimento, história e linguagem nos livros didáticos. 2024. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo analisar como o conhecimento sociológico é apresentado nos livros didáticos e como esses manuais contribuem para a construção dos sentidos da Sociologia na educação básica brasileira. Metodologicamente, a pesquisa adotou a perspectiva da sociologia figuracional de Norbert Elias, integrando os conceitos de psicogênese, sociogênese e interdependência, além da noção de manualidade de Geoffrey Harper para investigar como o conhecimento é sistematizado e transmitido pelos livros didáticos, considerando tanto a estrutura didática quanto processos sociais mais amplos. A revisão da literatura revelou uma lacuna significativa na compreensão de como os livros didáticos figuram o conhecimento sociológico e como são moldados pelas interdependências de seus autores, editores, professores, estudantes e pesquisadores. A introdução do conceito de tempo histórico de Reinhart Koselleck permitiu problematizar a visão cronológica e linear das pesquisas existentes e sugerir que se compreenda os institucionalização do ensino de Sociologia a partir de quatro tipos: Linear Abrangente (LA), Não-Linear Abrangente (NLA), Linear Estrita (LE) e Não-Linear Estrita (NLE) — que ilustram as complexas interdependências temporais e sociais no desenvolvimento da disciplina de Sociologia. A análise de Programa de Sociologia (1944), Sociologia (1994), Tempos Modernos Tempos de Sociologia (2016) e Sociologia em Movimento (2016) evidenciou que os autores transmitem não apenas o conteúdo, mas também fornecem guias interpretativos para orientar as percepções dos estudantes durante a leitura. Observou-se uma ênfase comum em figuras de crise, posicionamento de sujeitos e instituições, e na formação sociológica como resposta a esses desafios. Os resultados indicam que os livros didáticos refletem projetos em disputa e processos sociais que moldam a educação em determinadas direções e tendências. Concluiu-se que a história da Sociologia nos livros didáticos vai além de marcos institucionais, abrangendo camadas temporais diversas de experiências, expectativas e disputas. Essa abordagem revela a complexidade do ensino de Sociologia como parte de múltiplas temporalidades e processos de institucionalização, sugerindo novas perspectivas para investigações futuras, incluindo temas emergentes como digitalização e diversidade cultural. |
Abstract: | This dissertation aimed to analyze how sociological knowledge is presented in textbooks and how these manuals contribute to shaping the meaning of Sociology in Brazilian basic education. Methodologically, the research adopted the perspective of Norbert Elias's figurational sociology, integrating the concepts of psychogenesis, sociogenesis, and interdependence, as well as Geoffrey Harper's notion of "manuality" to investigate how knowledge is systematized and transmitted through textbooks, considering both the didactic structure and broader social processes. The literature review revealed a significant gap in understanding how textbooks represent sociological knowledge and how they are shaped by the interdependencies among their authors, editors, teachers, students, and researchers. The introduction of Reinhart Koselleck's concept of historical time enabled a critical examination of the chronological and linear perspective of existing studies, proposing a new understanding of the institutionalization of Sociology teaching through four types: Comprehensive Linear (CL), Comprehensive Non-Linear (CNL), Strict Linear (SL), and Strict Non-Linear (SNL). These categories illustrate the complex temporal and social interdependencies in the development of Sociology as a discipline. The analysis of Programa de Sociologia (1944), Sociologia (1994), Tempos Modernos, Tempos de Sociologia (2016), and Sociologia em Movimento (2016) highlighted that the authors not only transmit content but also provide interpretative guides to shape students' perceptions during reading. A common emphasis was observed on figures of crisis, the positioning of individuals and institutions, and the sociological formation as a response to these challenges. The findings indicate that textbooks reflect contested projects and social processes that influence education in specific directions and trends. The study concluded that the history of Sociology in textbooks extends beyond institutional milestones, encompassing diverse temporal layers of experiences, expectations, and disputes. This approach reveals the complexity of teaching Sociology as part of multiple temporalities and institutionalization processes, suggesting new perspectives for future investigations, including emerging topics such as digitalization and cultural diversity. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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